O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































segunda-feira, 9 de abril de 2012

Polêmica no Mundo do vinho!

Existe uma polêmica tumultuando e avinagrando os caminhos de Bacco, tudo teria começado em fevereiro deste ano,  em Caxias do Sul, durante a festa da Uva, um grupo de produtores de vinho nacional, teria conversado com a presidente Dilma Rousseff,  sobre  a atual valorização do real,
(por conta da  crise internacional), que estaria favorecendo o vinho importado e prejudicando a produção nacional de vinhos e por este motivo, eles estariam solicitando à presidente,  uma maior  proteção do governo, esta medida de "proteção", poderá vir em forma de aumento nos impostos de importação ou até mesmo um limite de  importação no volume dos vinhos estrangeiros. O governo ainda avalia esta possibilidade, por enquanto esta medida ainda não é oficial , não se tem nada definido, mas já existe um grande boicote à esta decisão, caso ela se concretize!
Não sou uma expertise no mundo do vinho, mas acho que esta medida de aumentar o preço dos vinhos estrangeiros,  possa ser uma faca de dois gumes para o vinho nacional, não acho que o aumento do imposto fará nós brasileiros  aumentarmos o consumo do nosso vinho, na minha humilde opinião, falta para o produto nacional, uma maior divulgação. Os vinhos estrangeiros promovem maciçamente o seu produto e isso não acontece entre os vinhos nacionais. Para mim, vinho no Brasil é muito caro, tanto os importados quanto os nossos, ao invés de aumentar impostos, governo, produtores, negociantes, donos de restaurantes e todos que estejam envolvidos na compra e venda do vinho, seja nacional ou importado, deveriam fazer a sua parte para tentar abaixar o preço e melhorar a divulgação do vinho nacional. O Brasil faz bons vinhos, mas eles não são conhecidos do brasileiro que muitas vezes prefere os vinhos do Chile e da Argentina. Eu particularmente bebo vinho brasileiro e gostaria de bebê-lo ainda mais, gosto de algumas das nossas vinícolas,  tais  como:
 Dom Laurindo, Casa Valduga,  Boscato,  Miolo  entre outras, mas a grande maioria não conhece, então se faz necessário uma maior exposição dos vinhos brasileiros pela mídia de forma geral,  para que nós tenhamos escolha e não que estas escolhas sejam impostas por preços mais elevados, nós já pagamos impostos mais que suficientes, vocês não acham!?...
Um apaixonado por vinho, é antes de tudo um curioso, nós gostamos de descobrir e desvendar novos  sabores e aromas e nada melhor do que conhecer os segredos que os nossos vinhos possuem e posso afirmar, vale à pena!
Não tenhamos preconceito, experimentemos o vinho nacional, mas que também não sejamos impedidos de beber outros vinhos, que venham de longe, de lugares como  França,  África,  Austrália, Portugal, Nova Zelândia!... Enfim, os caminhos de Bacco são extensos, quase infinitos, pois onde houver uma terra, boa água e um sonho, poderá existir um vinho inesquecível!!
Abraço em todos.
Didier

Um comentário:

  1. AMIGA,
    E EU QUE PENSEI QUE VOCÊ SÓ ERA APRECIADORA, ENTENDEDORA E CONSUMIDORA DOS VINHOS...
    ACABEI D DESCOBRI QUE VAI FUNDO TAMBÉM NA POLÍTICA QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO E CONSUMO DO VINHO.
    REALMENTE, ACHO QUE TEMOS VINHOS BONS,E É VERO QUE NÃO SÃO DIVULGADO O SUFICIENTE.
    TEM GENTE QUE ACHA CHIQUE TOMAR VINHOS IMPORTADOS ,MESMO QUE ESSES SEJAM INFERIORES AO DO SEU PAÍS,NO CASO , O NOSSO.
    PENSO QUE DEVA HAVER LIBERDADE PARA SE CONSUMIR O VINHO QUE SE TENHA VONTADE,MAS SE O NOSSO FOR MAIS DIVULGADO, COM CERTEZA A CURIOSIDADE SERÁ DESPERTADA E O CONSUMO AUMENTADO!
    BEIJOS SÁBIA AMIGA!
    CACÁ

    ResponderExcluir