O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Lição de coragem e vida da pequena Beatriz!.....

Hoje é um dia mais que propício para olharmos  a vida com olhos mais generosos, praticar o amor incondicional, ver no outro a nossa própria imagem, saber aceitar, sem julgar. Sejamos solidários, hoje e por todos os dias, que possamos espalhar amor, sorrisos, abraços e carinhos para aqueles  que cruzarem os nossos caminhos!!
Nossa querida nutricionista, nos enviou um novo texto que cai como uma luva para esta semana, eu particularmente fiquei muito emocionada e vou levar esta lição que a pequena Beatriz nos deu por toda a minha vida... Obrigada Beatriz!
A  vida amigos, é maravilhosa, mesmo que ela não esteja do nosso jeito, ela sempre será plena quando a olharmos com o coração aberto, sem rancores, sem medos, com alegria e gratidão por Deus,  por estarmos aqui e termos a oportunidade de viver cada pedacinho desta experiência única, a qual chamamos de vida e nada é melhor do que viver, amar, ser e fazer alguém feliz!!!
Abraço em todos.
Didier




Olá Didier!

Gostei da brincadeira...segue mais um texto.

Há anos trabalhando com oncologia e me deparando sempre com situações onde a ciência da nutrição tem uma participação fundamental na recuperação do paciente, fico sempre surpresa com a receptividade e colaboração dos pacientes. Alguns são otimistas e aderem facilmente às condutas estabelecidas, outros se mostram mais resistentes e um tanto quanto arredios, irritadiços e  introspectivos.

Trabalho com crianças e adolescentes e os acompanho em vários momentos e nas várias fases de falta ou excesso de apetite, durante a quimioterapia e ou radioterapia.

Aprendi que mais do que o objetivo de nutrir o principal é buscar uma sensação de conforto, quando possível, durante esta jornada longa de tratamento.

O câncer é uma patologia complexa em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito à hábitos alimentares, frequencia de alimentação, apetite, gostos e preferências. Socialmente ele coloca as pessoas acometidas, numa nova condição de aprendizado de vida, tanto  o paciente como o cuidador.

O câncer é chamado de "doença hipercatabólica", ou seja, uma doença que consome as reservas energéticas do organismo e diminui a imunidade.

Os cardápios na maioria das vezes são hipercalóricos, ricos em macros nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrunientes (vitaminas, minerais).

A preferência por alimentos doces, frutas frescas como a melancia, sorvetes, sucos é frequente.

No último dia 30 de março, sexta-feira, fizemos a festa dos aniversariantes do mês: Bolo, brigadeiro, bicho de pé...tudo que as crianças adoram e nós também!

Estava cortando o bolo após os "Parabéns pra você", quando uma paciente, Beatriz (9 anos), chegou com sua cadeira de rodas bem pertinho da mesa e me pediu bolo e docinhos.
Esta atitude seria bem comum, se a Beatriz não fosse um caso bem especial: acometida por um tumor de sistema nervoso, perdeu os movimentos da perna, a capacidade de deglutir (disfagia) o que resultou numa gastrostomia (o alimento é injetado com uma seringa por uma abertura que dá acesso ao estômago; os alimentos são todos liquidificados); também em função da doença tem uma dificuldade respiratória o que levou a uma traqueostomia para facilitar a respiração.

Quadro grave? Acho que para nós, pessoas saudáveis sim...mas para a Beatriz não!

Combinamos que ela iria mastigar (para sentir o sabor dos doces) e "cuspir".

A Beatriz cumpriu nosso trato, sentiu o prazer dos sabores e "cuspiu" sorridente e feliz, tirando o melhor que esta situação tão difícil poderia oferecer naquele momento.

Eu não preciso dizer que me emocionei e aprendi mais esta lição.

Parabéns para Beatriz que me ensinou que na vida, temos que nos adaptar à todas as situações, se possível aceitando o que o momento nos oferece e tirando "o melhor da vida"


"Deus nos fala através das coisas e das pessoas!"

                            ( Texto escrito pela nutricionista do Blog O Melhor da Vida)

Um comentário:

  1. DIDIER AMIGA QUERIDA,
    ESSE SEU ESPAÇO, COM SEUS TEXTOS LINDOS, HUMANOS, TEM NOS ENSINADO E EMOCIONADO MUITO,POR ISSO VIR AQUI UM PRAZER E APRENDIZADO CONSTANTES.
    LINDO O SEU TEXTO DE HOJE.
    NÃO BASTASSE VOCÊ , AINDA TEMOS A NOSSA NUTRICIONISTA,QUE MOSTRA-SE TAMBÉM MUITO HUMANA, COM LIÇÕES LINDAS. ESSA DA BEATRIZ REALMENTE É DE CHORAR E AGRADECER À DEUS,POR COLOCAR PESSOAS TÃO ESPECIAIS NESSE MUNDO, QUE VIERAM PARA MOSTRAR-NOS QUE VIVER SEMPRE VALE A PENA,É SÓ QUERER!!
    BEIJOS , DIDIER, NUTRICIONISTA E BEATRIZ.TENHAM UMA FELIZ PÁSCOA!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir