O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 5 de junho de 2012

Falando sobre ELA

ELA é a abreviação para Esclerose Lateral Amiotrófica, uma patologia do sistema nervoso, de caráter degenerativo, progressivo e incapacitante. Esta doença é caracterizada pela morte dos neurônios motores,  tanto os cerebrais quanto os espinais. Neurônios  nada mais são do que células especializadas que possuíem ramificações com as quais  desempenham funções especiais, no caso do Neurônio Motor, ele é responsável pela contração e relaxamento muscular.
Quando ocorre a morte deste neurônio, ocorre uma  atrofia muscular seguida de fadiga muscular  pela incapacidade do neurônio de transmitir os impulsos nervosos.
Até hoje não se conhece exatamente a causa desta patologia que atinge mais os  homens a partir de 50 anos, mas que ultimamente tem atingido muitas mulheres, o que acontece  são causas multifatoriais, tais como:  Componentes genéticos, fatores ambientais, sobrecarga de trabalho e a deficiência de um tipo específico de proteína chamada de parvalbumina. O tipo mais agressivo desta patologia, é o tipo Bulbar, pois atinge logo a fala e a deglutição, fazendo com que o paciente perca peso rapidamente.
Nos últimos 5 anos as pesquisas sobre ELA, estão se fundamentando de forma mais sólida, mas ainda é muito cedo para se falar em cura, no momento, o tratamento é conservador e deve ser realizado por uma equipe multiprofissional que envolve médicos, fisioterapeutas, fonaudiólogos e nutricionistas.
A fisioterapia é de extrema importância, assim como os execícios de fonaudiologia e a dieta alimentar adequada para cada paciente.
A fisioterapia tem o objetivo de manter a flexibilidade, a amplitude de movimento e a força muscular dentro das possibilidades, além de também tentar diminuir a dor o quanto for possível.  O mais importante é manter este paciente  com qualidade de vida, tentando preservar suas funções motoras por um máximo de tempo.
A ELA não atinge o intelecto ou seja, as funções cerebrais são preservadas ,
 assim como os sentidos  ( audição, olfato, paladar e visão).
Os pacientes com ELA são pessoas muito especiais que não desistem, eles possuem uma força que emociona, são guerreiros, otimistas e lutam com todas as forças para ter uma vida digna, com um mínimo de qualidade.
Tenho uma paciente com ELA e todas as vezes que vou atendê-la, aprendo com a sua força, com a sua perseverança e o seu amor à vida!...
Espero ter esclarecido um pouquinho sobre esta patologia tão limitante e tão dfícil para o paciente, mas não devemos esquecer que existe sim, uma luz no fim túnel, as pesquisas avançam, a medicina evolui, portanto não devemos perder a esperança, pois ela nasce todos os dias, todos os segundos e sempre nascerá!!
Abraço em todos.
Didier



Neurônio Motor

Um comentário:

  1. DIDIER QUERIDA,
    MUITO ESCLARECEDORA SUA EXPOSIÇÃO, POIS MUITOS NÃO SABEM SOBRE ESSA DOENÇA.
    REALMENTE NÃO É NADA FÁCIL CONVIVER COM ELA,MAS A PERSISTÊNCIA E A FÉ EM DEUS DEVEM EXISTIR PARA QUE O PACIENTE TENHA MOTIVAÇÃO PARA TOCAR A SUA VIDA !
    BEIJOS AMIGA, SAUDADESSSSSSSSSSSSS!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir