O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sábado, 16 de junho de 2012

Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo ou STC é definida como um conjunto de sintomas e sinais associados à compressão localizada do Nervo Mediano, trata-se portanto, de uma Neuropatia Periférica. O Nervo Mediano em seu trajeto do pescoço para mão pode ser comprimido em vários locais, contudo, a neuropatia mais comum envolvendo este nervo, é a STC por conta da anatomia do Túnel do Carpo que se trata de um canal estreito, de constituíção  fibro-óssea pela qual passa dez estruturas, dentre elas o próprio Nervo Medianos, 1 tendão flexor do polegar, 4 tendões do flexor superficial dos dedos e mais 4 tendões do flexor profundo dos dedos. O Nervo Mediano e os tendões compartilham também da mesma bainha sinovial, chamada de Bolsa Sinovial, por onde circula o líquido sinovial que seria uma espécie de lubrificante para facilitar o movimentos dos tendões. Qualquer que seja a situação patológica nesta região, irá aumentar sem sombra de dúvida,  a pressão no interior do túnel.
Esta compressão do Nervo Mediano irá resultar em parestesia ou seja, alteração de sensibilidade, sensação de formigamento e choque, além déficit motor, caracterizado pela perda da força nas mãos e a dor que geralmete é bem intensa, comprometendo as atividades de vida diária do paciente.
O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é baseado nos seguintes fatores:
  • Histórico clínico do paciente: Presença de dor, formigamento e sensação de choque nas mãos , principalmente no polegar, dedo indicador e dedo médio ( local de inervação do Nervo Mediano). É de extrema importância se avaliar a profissão do paciente, pois a STC, muitas vezes é classificada como LER, doença por esforço repetitivo.
  • Estudos epidemiológicos apontam alguns fatores de risco para se desenvolver a STC, dentre eles: Doenças inflamatórias como a Artrite Reumatóide, os traumas e as fraturas, doenças metabólicas como o Diabetes, a Obesidade e o Hipotireoidismo. Além da idade e  do sexo, já que esta doença parece atingir mais as mulheres, acima dos 30 anos . A presença de tumor nesta região também poderá ser um fator de risco para o surgimento da Síndrome do Túnel do Carpo.
  • O exame físico é realizado através de dois testes: O Teste de Phalen, que consiste em dobrar o punho por 1 minuto, geralmente a sensação é de dor. O Teste de Tínel, consiste em percutir o Nervo Mediano, caso o paciente sinta choque o teste é positivo.
  • Exames: Para fechar o diagnóstico de STC, o exame mais utilizado é a Eletroneuromiografia de Condução.
 Existem dos caminhos para o tratamento desta patologia em casos muito graves em que a perda de força motora já está comprometendo a qualidade de vida , geralmente a cirurgia de descompressão  do nervo, é a mais indicada, contudo por ser tratar de um procedimento delicado, geralmente os médicos indicam a fisioterapia para os casos em que a dor e o formigamento são os maiores sintomas.
Tenho pacientes com STC e  conseguimos bons resultados ultilizando a fisioterapia associada à Acupuntura,  Crochetagem e por último ao invés de utilizar as órteses convencionais de repouso, costumo utilizar a Kinesiotaping que ajuda na diminuíção da dor e do processo inflamatório.
O mais importante de tudo é procurar um especialista, de preferência um ortopedista ou  reumatologista, ele irá lhe indicar o melhor tratamento a seguir.
Espero ter contribuído no esclarecimento desta patologia muito comum, nesta nossa era tecnológica.
Abraço em todos.
Didier

Nervo Mediano

Foto by Didier
Foto by Didier

Um comentário:

  1. AMIGA,
    QUE BELA EXPLICAÇÃO!
    ACHO IMPORTANTE SABERMOS OS SINTOMAS ,PARA PODERMOS PROCURAR A AJUDA NECESSÁRIA , NESSE CASO.
    OBRIGADA, BEIJOS, CACÁ.

    ResponderExcluir