O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































segunda-feira, 4 de junho de 2012

O dia em que o Japão fez parte de mim!

Faz muito tempo, desde que  decidi aprender japonês, eu era bem jovem, comprei uns livros, um gravador e ficava  falando e gravando para melhorar a minha pronúncia, até que um dia criei coragem e fui até uma associação japonesa e lá me encontrei, comecei a estudar e participar de algumas  atividades, dentre elas o origami,  foi muito bom!
Estas lembranças nunca vão sair do meu coração, o japonês foi o idioma que escolhi para mim!...
 Nesta época eu tinha dois professores : "Yamada san" que era de Osaka e a  a professora "Tani san", de Tóquio. Assim como no Brasil, no Japão de uma região para outra, a entonação das palavra muda bastante. Aprender japonês, já é um desafio, imaginem ter dois professores com sotaques tão diferentes, eu acabava trocando as pronúncias, era uma confusão só, mas  no fundo eu me  divertia muito!
Com eles eu vivi anos muito felizes, era bom fazer parte daquele lugar, absorver  os costumes e a cultura de um povo muito especial. Com eles aprendi o valor do belo, desde da beleza harmônica de uma Ikebana, até a apresentação de um prato de sushi e sashimi,  milimetricamente elaborado!...Uma explosão de cor, aroma e sabor e ao mesmo tempo, uma comida simples, pois a base é arroz , legumes, alga e peixe.
Aprendi a gostar do Kabuki, o teatro japonês,  impecável, com a sua maquiagem estilizada e forte!
Pude  entender o verdadeiro papel de uma gueixa, ainda mal interpretado, mesmo nos dias atuais,  na realidade elas são mulheres que desde da mais  tenra idade, aprendem música, canto e dança para o entretenimento, de verdade elas são anfitriãs mais que perfeitas, falam vários idiomas, são cultas e fazem parte da cultura milenar japonesa, o que seria do Japão sem a suas gueixas?
O povo japonês, é antes de tudo um povo muito forte, que sabe lidar com as adversidades de uma forma muito calma e suave, desde de muito cedo, eles aprendem a viver entre a espada e o crisâtemo, entre a paz e a guerra, seja esta "guerra" provocada pelo homem ou pela fúria da natureza!...
Eles não desistem, sempre dão a volta por cima, de uma forma pacífica e silenciosa que somente eles são capazes de fazer!
Sou apaixonada pelo Japão, pela  sua cultura, pelo  seu povo tímido, um tanto reservado, mas  muito doce e amigo...
O Japão um dia entrou na minha vida e dela nunca mais sairá!..
Não tenho dúvidas que minha alma é japonesa, de verdade, sou uma mistura franco-nippo-brasileira, se é que isto existe!!
Abraço em todos.
Didier

Ikebana



Kabuki

Comida japonesa


Gueixa

2 comentários:

  1. DIDIER LINDINHA,
    MUITO LINDA ESSA SUA ADMIRAÇÃO PELO POVO JAPONÊS, PELA CULTURA, PELA HISTÓRIA...
    LINDAS AS FOTOS,LINDO SEU TEXTO!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir
  2. Querida Didier,

    Há quanto tempo heim?
    Adorei seu texto e digo que também me identifico muito com a cultura japonesa e sua ciência. Gosto da culinária (amo Gohan), do comportamento e perfil do povo. E amo, acredito e sigo a MTC; não é à toa que sou Acupunturista. Foi onde terminei de me encontrar profissionalmente. Acho que também tenho uma veia japonesa (rsrsrsrsrsrs).
    Beijo enorme,

    Ale

    ResponderExcluir