O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 20 de junho de 2012

Algias do joelho

Dor nos joelhos é uma das maiores queixas no consultório, o número de pessoas que estão com patologias no joelho, vem aumentando dia após dia, isto acontece porque os joelhos são uma das articulações do corpo mais expostas e propensas à lesões.
O nosso joelho  é uma articulação com uma grande amplitude de movimento e que suporta muita carga, por isto é a articulação  mais sujeita  às lesões de origem mecânica. O joelho é constituído pelos côndilos do Fêmur, planaltos da Tíbia e a Patela, estas estruturas juntas, formam a articulação femoropatelar e femorotibial , que são estabilizadas por cápsulas articulares, ligamentos e meniscos.
As principais lesões dos joelhos são divididas em:
  • Lesões ligamentares: Rupturas totais ou parciais dos ligamentos cruzados. Geralmente estas rupturas possuem uma origem traumática. O sintoma principal é a dor e a limitação no movimento.
  • Lesões nos Meniscos: Ruptura de menisco.
  • Doenças degenerativas: Os  sintomas mais comuns destas doenças, são as dores, a limitação funcional e as deformidades que podem acontecer nos casos mais avançados de degeneração. Entre as patologias degenerativas do joelho,  estão a artrose, a condromalácia e a osteoartrite.
  • Doenças traumáticas: Além da rupura dos ligamentos, tem-se ainda contusões, torções e fraturas.
Costumo usar no tratamento das  patologias dos joelhos, a fisioterapia associada às bandagens de Kinesio Taping assim como a eletroacupuntura que auxilia bastante na analgesia e no processo inflamatório.
Tenho alguns pacientes que são maratonistas profissionais e esta modalidade compromete bastante a saúde dos joelhos,  através desta associação de técnicas, conseguimos manter a qualidade de vida destas pessoas para que elas consiguam desempenhar a sua atividade, sem maiores problemas. E o principal, preservando a função desta articulação extremamente importante para que possamos caminhar e caminhando, viver mais facilmente!
O mais importante de tudo, caso você venha  a sentir dores fortes no joelho e limitação ao movimento, procure um médico ortopedista, ele irá orientá-lo e dar o diagnóstico correto para que possa se tratar, não adianta ingerir analgésicos por conta própria, pois  eles só mascaram o problema.
Abraço em todos.
Didier





Articulação do Joelho (estruturas)

Foto by Didier

Foto by Didier
Foto by Didier

Um comentário:

  1. AMIGA, QUE ASSUNTO MAIS APROPRIADO PARA O MEU MOMENTO: ANDO COM TANTAS DORES NOS JOELHOS.TÁ DIFÍCIL SUBIR E DESCER ESCADAS E ATÉ MESMO ME ABAIXAR. NESSES DIAS MAIS FRIO, PIOROU MUITO!
    NUNCA TIVE ISSO ASSIM.
    PRECISO MESMO FAZER UM DIAGNÓSTICO, PARA TER UM TRATAMENTO ADEQUADO.
    BEIJOS, CACÁ.

    ResponderExcluir