O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sexta-feira, 16 de março de 2012

Florais: Os curadores da alma

Graças ao trabalho pioneiro do Dr. Edward Bach, um  médico  inglês, nascido em 1886, hoje podemos contar no mundo todo, com um sistema floral que seja mais adequado às nossas necessidades individuais.
O Dr. Bach foi um visionário que apesar de médico, não focou apenas a doença, mas se preocupou em conhecer e desvendar o doente, aquele que realmente importa!...
Buscando uma medicina que não causasse mais sofrimento ao paciente, Bach estava sempre às voltas com estudos e pesquisas, ele costumava passar muitas horas na ala hospitalar, estudando e observando os pacientes, até que descobriu que a personalidade e a postura pessoal de cada indivíduo parecia  desempenhar um papel muito importante para que houvesse uma resposta positiva ao tratamento médico. Estudando estes aspectos da mente humana, Bach concluiu que a doença era consequência muitas vezes de um conflito entre a alma, a mente e o corpo. Este conceito era muito sofisticado para a época, contudo, ele  acreditava que se esta teoria fosse realmente comprovada, podia-se prevenir a doença antes que ela se manifestasse ao nível físico. Ao longo de sua vida estudou e pesquisou profundamente os conflitos entre a alma e a psiquê. No auge de sua carreira como médico, abandonou tudo para se dedicar ao estudo dos diferentes tipos de personalidade humana e à busca de plantas específicas, chamadas por ele de curadores. Foi assim que surgiram os Doze Curadores de Bach: Impatiens, Mimulus, Clematis, Agrimony, Chicory, Vervain, Centaury, Cerato e Escleranthus, os outros foram descobertos alguns anos mais tarde, até se tornarem 38 Florais, mais conhecidos como Florais de Bach. Estarei falando sobre cada um, da forma como os vejo .
Gostaria de primeiramente falar do Rescue, conhecido como o floral das emergências e podem acreditar, funciona!
O Rescue Remedy é o único concentrado composto e ao mesmo tempo é o mais popular dos Florais de Bach, quem um dia não já ouviu falar ou até fez uso deste floral?!
O Rescue  age em todos os tipos de personalidade, pois ele atua como uma emergência, seria uma espécie de "primeros socorros".
É composto dos seguintes Florais:
 Star of Bethlehem  para o trauma, o choque, costumo dizer que este floral aconchega, assim como o abraço de mãe, numa situação de muito estresse, é tudo que precisamos....
Rock Rose para o pânico, o medo incontrolável.
Impatiens quando há extrema tensão interior, reação de fuga, impaciência.
Cherry Plum quando há medo de perder o autocontrole físico e mental
Clematis para a ausência, o estado de inconsciência eminente, serve para dar o equilíbrio, o chão .

O Rescue atua fazendo uma reintegração do sistema psicoenergético do indivíduo, restaurando a calma e o equilíbrio, após uma situação de choque e trauma. Por exemplo:
Em casos de acidentes, quedas, contusões, crises alérgicas, picadas de inseto, antes e depois de uma cirurgia, medo de ir ao dentista, medo de andar de avião, antes de falar em público, após uma briga... Enfim em todos os casos que necessitamos estar em paz, em equilíbrio para que possamos nos centrar.
É importante frisar que a utilização do Rescue ou de qualquer outro Floral, não deve substituir cuidados médicos, eles são apenas um complemento para dar um alívio à nossa tensão, dor e  medo diante de uma situação estressante ou violenta,  diante de nossas próprias reações ou na falta delas, no nosso cotidiano, na nossa vida. No caso do Rescue, usa-se em forma líquida e também em forma de cremes, para  ferimentos corporais, contusões e queimaduras. Neste caso ele vem acrescido de mais uma essência floral, o Crab Apple, que tem ação antisséptica, limpadora e purificadora.
O Rescue foi formulado por Bach ao presenciar um naufrágio perto de sua casa, ele achou que aquele seria o momento de testar a combinação de florais. Um marinheiro a experimentou quando estava inconsciente, Bach colocou o Rescue Remedy nos seus lábios e em poucos segundos o marinheiro recuperou a consciência, esta foi a confirmação para ele, que o sinergismo da fórmula estava certo.
 Deixo vocês com uma frase deste homem, que viveu  pelo sonho de descobrir uma forma mais humana de levar a cura às pessoas:
Conhecendo-as profundamente!....
" Que possamos ter sempre no coração a gratidão pelo Criador, que em toda sua glória, colocou as ervas nos campos para a nossa cura ."   ( Edward Bach) Saúde, Amor e Luz!!
Abraço em todos.
Didier

                                                         Dr.  Edward Bach

                                              Florais de Bach

3 comentários:

  1. Didier,
    Adorei saber um pouco mais sobre os florais.
    Realmente eles ajudam muito, acho que vou deixar um desses de emergência de reserva...rsrs

    Beijos querida!
    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. DIDIER SÁBIA AMIGA,
    ADOREI!!
    NOSSA , FIQUEI NA DÚVIDA DE QUAL ANDO PRECISANDO MAIS, MAS
    QUE PRECISO, ISSO LÁ NÃO TENHO DÚVIDAS!!
    MUITO LINDA A FRASE DE "EDWARD BACH".
    OBRIGADA AMIGA POR MAIS ESSE ENSINAMENTO,CUIDADO E CARINHO!!
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO PRECIOSO, AMOROSO!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir