O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 19 de julho de 2011

Quem é quem no mundo do vinho

Antes de me aprofundar mais nos mistérios do vinho, gostaria de falar quem são as pessoas mais envolvidas, na elaboração, comercialização, escolha e apreciação do vinho.
São eles:
Viticultor: Aquele que produz o vinho.

Negociante de Vinhos: Ele comercializa o vinho, compra a bebida dos produtores e a vende para empresas especializadas, ou até mesmo direto ao consumidor.

Enólogo: É o profissional formado em Enologia, que trabalha dentro da  vinícola, ele possui o conhecimento científico necessário para coordenar todo o processo que envolve a elaboração do vinho, o enólogo de verdade, é quem faz o vinho.

Sommelier: É o profissional que trabalha em restaurantes, ele executa várias funções, dentres elas, a compra  dos vinhos para compor a adega do estabelecimento, com o objetivo que ela venha estar atualizada e com um bom custo-benefício.
Também cabe ao sommelier apresentar o vinho correto para o cardápio, ou vice versa . Faz parte da função do sommelier participar de  palestras, conduzir degustações e dar cursos sobre vinhos.

Enófilo: Quem aprecia e  estuda o vinho . Somos todos nós, amantes desta bebida mágica .
Esta palavra é de origem grega e significa "amigo do vinho". Gosto particularmente de uma definição do querido Luís Groff, no seu livro " |Vinhos-Degustação, elaboração e serviço", ele diz:
" O enólogo é o cara que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é o cara que, diante das decisões toma vinho!".

Um comentário:

  1. Estou adorando aprender e entender um pouco mais sobre vinhos que tanto gosto!!!
    Obrigada pela oportunidade de conhecimento
    bjs

    ResponderExcluir