O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 13 de julho de 2011

Da uva ao vinho.

Sabe-se que o vinho é o resultado da transformação dos açucares da uva em álcool, através do processo de fermentação, o que era frutose se converte em álcool etílico e gás carbônico e voilà... Dá para jurar que o vinho foi descoberto num desses descuidos, um pouco de uva  há dias em algum lugar... E  a transformação acontece!!!
Com relação à  idade do vinho, existem muitas evidências,  pesquisas arqueológicas descobriram que as primeira espécies de Vitis Vinífera foram encontradas nas regiões do Egito e da Síria,  há aproximadamente 4000a.C.
Na Bíblia está escrito que Noé já havia plantado vinhas numa região que atualmente seria a Turquia, o vinho por sua vez,  foi se espalhando por várias civilizações ao longo da história, em lugares como :  Pérsia, Jordânia, Mesopotâmia, Líbano, Israel, além da Georgia e Armênia. Destas regiões o vinho propagou-se até o Egito, onde a viticultura foi sendo elaborada e aprimorada na região do Nilo. Tempos depois o vinho chega à Grécia, onde é inserido na cultura Greco-Romana de forma bem peculiar,  lá  eles tinham até um Deus protetor das videiras e do vinho, denominado de Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.
Ânforas  foram achadas em escavações arqueológicas que provam a existência de vinho na Grécia, datada de 2500a.C, outras ânforas e fósseis de uvas foram encontrados em diversas regiões tais como: Islã, França e Itália. Como podemos ver a história da humanidade e do vinho se confudem, já que o vinho esteve presente na maioria das grandes civilizações.
Com a chegada da Idade Média e a decadência de alguns dos mais poderosos impérios, dentre eles o Império Romano, a fase de turbulência sofrida pela Europa, também refletiu na produção do vinho, algumas terras foram abandonadas e foi justamente neste período de declínio, que surge um grande aliado para a expansão do vinho: A Igreja, já que o vinho faz parte dos rituais litúrgicos da igreja católica.
Mosteiros foram sendo construídos em propriedades que haviam sido abandonadas, os monges passaram então a cultivar a uva e produzir o próprio vinho, grandes vinhedos na Europa foram erguidos pelos monges, existe até um vinho muito famoso e lendário  na França, mas precisamentena na Região do Rhône, denominado de Châteauneuf-Du-Pape, que tem haver um pouco com o que estou falando, mas sobre este vinho comentarei mais tarde...
No período renascentista o vinho já  era um produto nobre e muito apreciado. No século XVI na França, os holandeses passaram a produzir em grande escala, vinhos brancos destinados ao destilamento para serem transformados em Brandevin, dessa forma nasce o mercado europeu de destilados que um século mais tarde dará origem ao aparecimento dos Cognac. Com a chegada do século XVII, a utilização de rolhas de cortiça  e garrafas de vidro para o armazenamento da bebida, fez com que o vinho ganhasse mais durabilidade e dessa forma conquistasse o mundo...
No entanto com a chegada do século XIX, houve a maior tragédia da história do vinho, a praga da Phylloxera vastatrix, uma espécie de pulgão que chegou até a Europa, trazido em mudas de variedade americana, espalhou-se rapidamente, destruindo quase que totalmente os vinhedos da Europa . Foi um período difícil até a chegada da solução, que consistia em enchertar as cepas européias em raízes de variedades americanas, mais resistentes à praga.
Aos poucos a produção de vinho foi retomada e eis que chega o século XX, onde o avanço dos  conhecimenos tecnológicos foram primordiais  para o aprimoramento do vinho, esta bebida complexa e única.

Um comentário:

  1. NOSSA AMIGA,
    DEU UMA VONTADE DESESPERADA DE TOMAR ESSE NÉCTAR
    DOS DEUSES!!
    QUEM SABE DIA DESSES, EM COMPANHIA DE...NEM TE CONTO DE QUEM...???
    BEIJOS AMIGA, BOM FIM DE SEMANA!
    CARMINHA

    ResponderExcluir