O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 19 de julho de 2011

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

A concepção chinesa a respeito do universo baseia-se em quatro pontos fundamentais:
A Teoria do Yin / Yang, Substâncias Fundamentais, Cinco elementos e Zang Fu.

Teoria do Yin e Yang:
De acordo com o pensamento chinês, toda vida tem seu início na interação de duas forças opostas, mas complementares, que mantêm entre si um equilíbrio dinâmico. Tudo que existe na natureza é composto  por esses dois aspectos, por essas duas forças polarizadoras, juntos Yin e Yang, são essenciais para que haja vida, na realidade são aspectos diferentes de uma coisa única.
O Yang representa todos os aspectos que se caracterizam por movimento, atividade, tais como: calor, espansão, força, polaridade positiva . São fatores Yang: o Sol e o Homem.
O Yin é o oposto, representa tudo que tem um menor grau de atividade, como  frio,  escuridão, repouso, polaridade negativa. São fatores Yin: A Lua, a Terra e a Mulher.
Yin e Yang são estágios opostos de um mesmo ciclo, como podem ser iguais, nada no mundo escapa a essa oposição.
Contudo esta oposição não é absoluta, as coisas não são totalmente Yin e Yang. Como por exemplo, quando for falar da Dietética Chinesa, veremos que os legumes são Yin em relação às carnes, porém dentro de cada categoria há graus de Yin e Yang, um  bom exemplo disso é a carne de frango, em relacão  ao legume é Yang, mas se comparada  com a  carne de vaca torna-se Yin.
Este assunto parece complicado, mas quando  o colocarmos na prática, tudo ficará mais claro.

Um comentário:

  1. Puxa, muito bacana essa informação...acho que nunca li assim tão explicitado!!
    Vou continuar por aqui!! Bjinho, Didier...

    ResponderExcluir