O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































domingo, 31 de julho de 2011

A Alquimia do vinho

Os compostos químicos do vinho são basicamente:

Água: ( 85% a 90%). É  a substância em maior quantidade no vinho.
Álcoois: (7% a 23%). São  eles o etanol e o glicerol.
Ácidos orgânicos: (1% a 8%). Alguns fazem parte da uva, como o ácido tartárico, málico e  o cítrico e também  aqueles  que são formados durante a fermentação que são: succínico e lático, estes cinco ácidos, citados  são chamados de fixos, ou seja não volatizam, são responsáveis portanto pela acidez fixa dos vinhos.
Existem outros ácidos encontrados na fermentação, são eles: acético, fórmico, carbônico
( presente em quantidades maiores nos espumantes) e  ácido propiônico. Estes ácidos  são voláteis e  podem ser percebidos pelo olfato, mas falarei disto mais tarde....
Açúcares: Os principais são:  a frutose e a glicose, fazem parte da uva e são fundamentais na elaboração do vinho. Durante a fermentação são convertidos em álcool.
Componentes Fenólicos: São encontrados na uva, os principais são:  os flavonóides (abundantes nas uvas tintas), os não flavonóides, as antocianinas  e os flavonóis.
Os compostos fenólicos, determinam a coloração da casca, propiciam a longevidade do vinho, além de conferir efeitos benéficos para a saúde.
Vitaminas e Sais Minerais: O vinho possui muitas vitaminas, dentre elas: A, C, as vitaminas do complexo B (B1,B2 e B6) . Dentre os sais minerias estão presente no vinho: sódio, potássio, cromo,cloro, zinco e silício.
Além das  substâncias já citadas, também  vamos encontrar no vinho  substâncias  que são usadas para a conservação do mesmo, são elas: anidrido sulfuroso, ou conservante P-V( conservador INS 220) e sorbato de potássio ou conservante P-IV( conservador INS 202).
Como podemos ver o vinho tem uma composição complexa,  parece até um alimento e o é...

Um comentário:

  1. AMIGA,
    QUANTA COISA PARA SER VINHO!!
    EU SÓ ENTENDIA DE BEBER!
    MUITO INTERESSANTE!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir