O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hemiplegia

A Hemiplegia, qualquer que seja a sua causa, é caracterizada pela perda do controle motor de um lado do corpo, também chamado de hemicorpo ou hemilado. Na hemiplegia a incapacidade de movimentar braços e pernas é o foco principal da reabilitação fisioterapêutica, contudo existe uma perda significativa e muito importante da atividade seletiva dos músculos do tronco, principalmente dos músculos que executam  flexão, rotação e flexão lateral. Após a instalação da hemiplegia, o paciente passa a ter uma grande dificuldade de movimentar o seu tronco em relação à gravidade, os músculos abdominais perdem consideravelmente o tônus muscular ou seja a capacidade de se controlar diante do movimento. Apesar de sua importância , o troncco nem sempre é levado a sério na maioria dos programas de reabilitação, geralmente a preocupação maior como já citei, é com a reabilitação dos  membros superiores e inferiores. Uma grande parte  dos fisioterapeutas nos centros de reabilitação, não despem adequadamente seus pacientes hemiplégicos para que desta forma possam observar a perda da atividade muscular,  assim como os movimentos que nasçem da compensação  por conta da perda motora.
Me incluo neste montante, por anos também agia desta forma, até que um dia e  isto já faz uns 15 anos, descobri o trabalho de Patricia M. Davies e me encantei  com as suas referências sobre o trabalho seletivo de tronco e como ele é uma ferramenta eficaz na reabilitação de pacientes hemiplégicos.
Para que isto se faça, é necessário uma observação cuidadosa deste paciente, por exemplo, a atividade dos músculos abdominais é múltipla e geralmente discreta, o que dificulta e muito a observação quando comparada com a função de outros músculos do corpo. Os músculos abdominais diferentemente dos outros, são capazes de alongar-se e encurtar-se por partes e não como um todo, eles são músculos estabilizadores e como tais, estão sempre se adaptando, este tipo de movimento nem sempre pode ser percebido de forma direta.
Pois bem amigos, fiz este pequeno texto como um alerta para todos, principalmente para os novos profissionais de fisioterapia, para que  fiquem atentos, estudem, analizem e observem minunciosamente o seu paciente, não generalize nada, busque a individualidade de cada um e desta forma você conseguirá desempenhar o seu papel com simplicidade e maestria!
Abraço em todos.
Didier

Um comentário:

  1. DIDIER MINHA AMIGA,
    QUE TEXTO E ORIENTAÇÃO IMPORTANTES. EU QUE TRABALHO HÁ ANOS EM CLÍNICA DE REABILITAÇÃO,NÃO COMO FISIOTERAPEUTA, MAS COMO TERAPEUTA MUSICAL, NA ÁREA DE ESTIMULAÇÃO GLOBAL, JÁ ATENDI VÁRIAS PESSOAS COM HEMIPLEGIA,E NÃO SABIA DESSA ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRONCO.
    OBRIGADA AMIGA, VOU ME INFORMAR MAIS, E INFORMAR MEUS COLEGAS.
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir