O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Moxabustão

A palavra moxa segundo Auteroche, teria origem tanto no termo português mechia (mecha), quanto na palavra japonesa mogussá. A moxa é feita de uma planta denominada de Artemísia vulgaris, ela tem uma  grande capacidade de reprodução e domina áreas que nenhuma outra planta consegue competir.
Na China, as folhas desta planta são penduradas na porta da casa no primeiro dia do ano para afastar as energias negativas. No Japão, as folhas mais tenras são fervidas e maceradas para serem usadas no arroz (moti), no ritual de Ano Novo para atrair saúde e prosperidade.
Seu chá é diurético e segundo estudiosos de MTC, é também útil no tratamento de Diabetes Mellitus.
A Moxabustão é tão antiga quanto a Acupuntura, existem muitos trabalhos científicos na China comprovando a sua eficácia. Segundo Kikuchi , a eficácia da moxabustão no ponto VC4, é excelente para a reanimação, na China esta técnica é quase obrigatória no tratamento de pacientes debilitados. A Moxabustão neste ponto  fortalece o Yang do Rim e nutre o Rim para fortalecer o Jing (essência) e a medula óssea.
A Artemísia, planta que compõe a moxa é amarga e picante produz calor penetrante e sua natureza portanto é Yang,  por isto serve para tratar deficiências de Yang, eliminando o frio, a umidade e a obstrução dos canais de energia, regulando a circulação de Qi (energia)  e Xue (sangue).
Pode ser aplicada diretamente sobre o ponto de acupuntura ou indiretamente através do bastão de moxa
(mais utilizado), sobre camada de sal,  fatias de gengibre ou alho, sobre o cabo das agulhas, com moxa adesiva em formato de cone, sem fumaça e sem odor na forma de moxa de carvão e ainda a moxa elétrica, muito usada em pessoas alérgicas.
A Moxabustão é utilizada como suporte para o tratamento de muitas patologias, eu particularmente aprovo o uso da moxa, princialmente em resfriados e baixa imunidade, para aquecer o útero  em mulheres com endometriose e miomas, para fortalecer o Rim e nos casos de lombociatalgia. O mais importante é que se tenha um diagnóstico correto e que se procure um bom especialista em MTC.
A Moxabustão é eficaz desde que usada da forma correta, como toda técnica tem que ser utilizada por quem está habilitado para este fim.
Espero  ter esclarecido um pouquinho sobre este método tão conhecido dos orientais.
Abraço em todos.
Didier

Moxa de bastão
Moxa elétrica

Um comentário:

  1. DIDIER QUERIDA,
    EU JÁ RECEBI ESSE TRATAMENTO E GOSTEI MUITO,
    POIS É EFICIENTE ,REVIGORANTE!
    RECOMENDO AOS QUE NECESSITAM,FAÇAM,É ÓTIMO!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir