O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 2 de maio de 2012

Olá amigos do blog, amigos da vida!
Hora do almoço e acabo de receber um texto da nossa sempre animada nutricionista, o texto de hoje fala de algo que particularmente sou apaixonada, comida baiana, adoro acarajé, moqueca baiana , tapioca, enfim a culinária nordestina é a minha preferida, está no meu sangue com o maior orgulho!
Adorei o texto e a receita e acho que vocês vão gostar também!!
Abraço quentinho em todos.
Didier



Olá Didier!

Hoje vou falar de um estado que gosto muito, a Bahia e que possui uma culinária riquissima retratada nos livros do nosso querido Jorge Amado que se ainda estivesse entre nós completaria 100 anos de vida.

Na Bahia se faz refogado de tudo e sem contar que na maioria dos romances escritos por Jorge encontramos o preparo de moquecas.  Na última refeição de Quincas Berro d'Água, antes da tempestade levá-lo para o mar, na recepção oferecida a Tieta em seu retorno a Santana do Agreste ou pelas mãos prendadas de Gabriela Cravo e Canela. Na pobre cozinha, Gabriela fabricava riqueza: acarajés de cobre, abarás de prata, o mistério de ouro do vatapá.

Quantas coisas gostosas, numa literatura maravilhosa que os romances de Jorge Amado nos trazem.

Eu particularmente chorei e me emocionei muito com Capitães de Areia.

Eu não conheço nenhuma nutricionista baiana, acredito que elas devam sofrer um bocado para equilibrar um cardápio.

Já pensaram numa moqueca light? Sem um dendê, um leite de coco...ai meu Deus!

E o acarajé...o que seria dele se fosse assado? E a cocada baiana, será que ficaria boa com aspartame? Bom, não vamos polemizar, melhor curtirmos estas delícias, claro que com moderação.

Afinal. como já dizia São Paulo: Posso tudo, mas nem tudo me convém!

Para reforçar nossa prosa de hoje segue a dica do livro "A Comida Baiana de Jorge Amado" (Editora Record), escrito por sua filha Paloma Amado que traz justamente esta trajetórias dos romances e suas receitas.


Tem um capítulo dedicado ao mar e ao rio, uma espécie de agradecimento aos peixes e frutos do mar, um dos pilares da comida baiana. Não faltam, é claro, as preferências do pai como a carne de porco e o vasto uso da carne seca e muitas outras receitas maravilhosas.


Escolhi esta receita de bacalhau. Espero que gostem!


Bjs

COZINHA DE JORGE AMADO

Frigideira de bacalhau



Ingredientes
(8 pessoas)

1 1/2 kg de bacalhau
1/2 kg de batata
2 tomates
3 cebolas
1 pimentão
1/2 maço de coentro
3 dentes de alho
sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) leite de coco grosso
1 pitada de farinha de trigo
8 ovos
1 pequena porção de azeitonas verdes
Como fazer
Coloque o bacalhau de molho e de véspera para dessalgar. No dia seguinte, escorra a água e o afervente por dez minutos. Retire pele e espinha e o desfaça em lascas. Pique as cebolas bem miúdas e refogue-as no azeite. Junte as lascas ao refogado de cebola. Pique muito bem os tomates, o pimentão, o coentro e o alho e acrescente ao refogado, corrigindo o sal. Descasque as batatas, corte-as em cubinhos e coloque numa panela com água para cozinhar sem deixar que amoleçam. Escorra e junte-as ao bacalhau. Adicione o leite de coco no final do cozimento. Bata bem os ovos com uma pitada de farinha de trigo e misture um pouco ao refogado. Unte uma assadeira ou um prato refratário com azeite e coloque o refogado. Despeje o restante dos ovos batidos por cima. Enfeite com rodelas de cebola e azeitonas e leve ao forno quente até que a frigideira fique dourada.


                 ( Texto escrito pela nutricionista do blog O Melhor da Vida)


2 comentários:

  1. DIDIER , NUTRICIONISTA ,AMIGAS...
    QUE LINDO TEXTO, QUE MISTURA DELICIOSA DE ASSUNTOS: COMIDA /LITERATURA,AMBOS CARDÁPIOS
    DELICIOSOS!!
    CHEGUEI A SALIVAR!!
    AMEI!! VOU FAZER ESSA BACALHAU!
    OBRIGADA MENINAS!!
    BEIJOS , CARMINHA.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca.....e com muita fome!!!!srsrsrsr
    bjs.
    Inácia

    ResponderExcluir