O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































domingo, 11 de dezembro de 2011

Um Terroir chamado Bordeaux

Falar de Bordeaux é falar da própria história do vinho, por lá respira-se uva, mosto, vinho!!
Um lugar mágico para os amantes e aprendizes dos Caminhos de Bacco, assim como eu, como todos nós...
Bordeaux está situada no sudoeste da França na orla do Atlântico, exatamente no meio do caminho entre o Pólo Norte e o Equador.
Bordeaux conta ainda com o estuário de Gironde, que é formado por dois grandes rios, o Dordogne e o Garonne. Entre estes dois rios, os solos são essencialmente argilo-calcários, perfeitos para se captar a água da chuva, permitindo à videira uma maior concentração regular de água.
Como se pode ver, Bordeaux conta com vários fatores para fazer deste lugar a  mais prestigiada e nobre região produtora de vinhos no mundo, a grande variedade de castas, a extensão territorial e a diversidade de seus terroirs, fazem realmente toda a diferença!!
As classificações dos vinhos de Bordeaux, são feitas baseadas nestas regiões abaixo:
Médoc: Composta por Médoc e Haut-Médoc, esta região favorece os vinhos tintos, tanto que em Médoc vamos encontrar os tintos encorpados, especialmente feitos com a Cabernet Saugvinon.

Graves: Os solos desta região são constituídos por camadas de areias grosseiras, misturadas com solos arenosos ou argilosos. A parte norte de Graves possui sua própria denominação, chamada de Pessac-Leógnan, produzindo vinhos tintos encorpados. Ao sul, os solos são mais arenosos, favoráveis à produção  dos vinhos brancos.

Sauternes: Esta região possui um micro-clima muito diferenciado, que auxilia na qualidade final da uva. Aqui vamos encontrar o  melhor vinho doce do mundo.

Entre-Deux-Mers: Nesta região, os solos são extremamente variados, calcário, argila, sílica, cascalhos e areia. Ideal para a produção da Sémillon e Sauvignon Blanc .

Libornais: Esta região está situada na margem direita do Dordogne, é composta pelas cidades de Saint-Emilion, Pomerol, Fronsac e outras pequenos vilarejos. Os vinhedos de Saint-Emilion, estende-se em volta da pequena cidade medieval e possui solos bem diferentes, argila, areia e calcário. Seus vinhos são encorpados e diferem de acordo com o seu terroir.

As castas de Bordeaux:

Cabernet Sauvignon:
Uva de ciclo longo, melhor em regiões mais quentes. Contudo possui  uma grande versatilidade e capacidade de se adaptar, faz vinhos de diferentes estilos. Seus vinhos são geralmente frutados e encorpados.

Merlot:
Uva de ciclo intermediário, costuma amadurecer pelo menos duas semanas antes da Cabernet Sauvignon, por isso se adapta bem em lugares mais frios. Faz vinhos mais leves, com taninos mais macios.

Cabernet Franc: Uva de ciclo curto, possui aroma condimentado é cultivada na região de Saint-Emilion, faz vinhos ricos em álcool e encorpados. Excelente parceria para a Merlot, em vinhos feitos por corte.

Petit Verdot:
Uva tinta do Médoc, ácida e com muito tanino . Ideal para dar cor aos vinhos claros, dificilmente é engarrafa pura, seus vinhos possuem uma evolução tardia .

Sémillon:
Uva branca de Bordeaux, onde atinge o seu potencial maior. Seus vinhos são secos, com aromas minerais e boa acidez. É a uva da região de Sauternes, pois é facilmente atacada pela Botrytis Cinerea o fungo da chamada "podridão nobre", que aumenta a concentração do açucar na uva para a fabricação dos vinhos doces, dentre eles o lendário Château d'Yquem. Os vinhos doces feitos de Sémillon são dourados, finos, seivosos e untuosos.

Sauvignon Blanc:
Esta casta tem um grande potencial aromático, seus vinhos são brancos secos, frescos e com bom potencial para guarda.

Bordeaux é uma cidade lindíssima, tem muito para oferecer, não  por acaso,  foi eleita pela UNESCO como  um dos Patrimônios da Humanidade !!
Deixo aqui algumas fotos deste lugar maravilhoso, de seus vinhedos, seus Châteaus e de seus vinhos que enriquecem o corpo, a alma e o coração!!!
Saudades....

A última foto mostra  uma garrafa do Château Petrus, um vinho único de Bordeaux, tão exclusivo que não se encontra em nenhuma AOC ou seja, em nenhuma classificação, ele tem a sua própria. Este vinho é o meu sonho, um dia conto-lhes esta história!!!
Abraço carinhoso em todos.
Didier


Foto by Didier

Foto by Didier

Foto by Didier

Foto by Didier
Foto by Didier

2 comentários:

  1. DIDIER MINHA AMIGA DO CORAÇÃO,
    FIQUEI COM A MAIOR VONTADE DE TOMAR VINHO!
    ADORO QUANDO ESCREVES SOBRE ELES, CHEGO À VÊ-LOS,SINTO O CHEIRO E O SABOR DELES,POIS SUAS DESCRIÇÕES SÃO PERFEITAS,AS AMO!!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir
  2. ESQUECI DE DIZER QUE AS FOTOS SÃO LINDASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir