O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sábado, 10 de dezembro de 2011

Os Zang Fu

Para a MTC,  Zang Fu, são os órgãos (Zang) e vísceras (Fu). Neste post irei falar de cada um e de suas funções segundo a Medicina Chinesa.
As funções energéticas dos Zang Fu, são concepções bem diferentes da Medicina Ocidental, que se destina ao estudo da parte fisiológica e anatômica dos órgãos, na MTC, além do estudo da fisiologia e anatomia, acrescenta-se as relações com o Sistem Nervoso Central, as concepções básicas de Yin e Yang e dos Cinco Elementos, já explicados neste blog. .
Começarei pelo Elemento Fogo representado pelo Coração e Intestino Delgado.
Na MTC, o Coração é chamado de Xin, tem por função energética comandar os vasos sanguíneos e armazenar o Shen (a mente). Abre-se na língua, sendo responsável pelo falar.
O Shen que o Coração abriga tem várias funções, dentre elas manter a nossa capacidadede pensar claramente e ter uma consciência clara, o Shen também afeta a nossa memória recente, além de influenciar  na nossa capacidade de dormir em especial para pegar no sono, quando temos um desequilíbrio nas funções energéticas do Shen, podem ocorrrer problemas de insônia, amnésia, consciência pertubada, choros e risos sem motivos e  pertubações mentais.
O Intestino Delgado( Xiao Chang) por sua vez tem por função a recepção e transformação dos alimentos por meio da separação de partes puras e impuras. Para realizar tal função o intestino Delgado está em comunicação direta com a Bexiga ( elemento água).
Segundo a MTC, o Intestino Delgado é afetado pela mesma tensão emocional que afeta o Fígado e o Baço, prejudicando as funções de clareza mental e julgamento saudável pelos quais é responsável. É uma víscera muito delicada, que sendo facilmente afetado pelo tipo e pela energia dos alimentos, por exemplo o consumo de alimentos frios em excesso poderá causar  uma síndrome de frio no Intestino Delgado, enquanto que o consumo exagerado de alimentos quentes poderá criar  calor nesta víscera. Um bom exemplo de calor no Intestino Delgado é quando há presença de  dor abdominal, aftas, micção dolorosa e  urina excassa . Claro que visto pela ótica da Medicina Oriental.

A personalidade do Elemento Fogo, representado pelo Coração:
Capacidade para interagir.
Carisma.
Capacidade de comunicação.
Alegria.

Virtudes do Elemento Fogo, baseada no Shen:
Honestidade.

 Transtorno do Shen:
Nervosismo.
Confusão mental.
Ansiedade.
Gagueira.
Medo de multidão.
Falta de prazer na vida.

Disfunções psicossomáticas do Coração:
Palpitações.
Sono comprometido.
Língua vermelha.
Sensação de aperto no peito.

Todo este histórico dos Zang Fu, serve par que se possa  fazer um diagnóstico correto pelo ponto de vista da Medicina Chinesa e desta forma poder usar os pontos de Acupuntura de forma adequada para cada paciente.

2 comentários:

  1. AMIGA, MUITO INTERESSANTE SABER COMO A MEDICINA CHINESA ENTENDE E EXPLICA A RELAÇÃO ELEMENTOS
    E ÓRGÃOS RELACIONADOS.
    ADOREI!
    BEIJOS,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    Simplesmente amei! Já vi que vamos trocar muitas coisas nesse espaço.
    Beijinhos,

    Ale

    ResponderExcluir