O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Vinificação

A Vinificação dos Vinhos Brancos

O vinho branco normalmente é elaborado a partir de uvas brancas ou, mais raramente, a partir de uvas tintas sem as cascas.
As uvas são diretamente prensadas, esta prensagem é rápida para evitar qualquer oxidação dos mostos.
Para se obter vinhos finos e de alta qualidade, a fermentação deve ser efetuada com sumos claros, ou seja devem ser eliminadas todas as partículas vegetais da uva ( casca, pendúnculo..) .
A fermentação alcóolica deve ser lenta e pouco agitada para que se possa conservar ao máximo os aromas do vinho. Para isto, manter a temperatura por volta dos 20 graus, é fundamental .
Geralmente vinhos brancos são para ser consumidos mais jovens, por isso são mais frutados, leves, frescos, por este motivo não passam pela fermentação malolática, no entanto, quando se quer que eles se sejam longevos e que tenham uma característica mais untuosa, que sejam mais  encorpados, eles são submetidos à esta fermentação, assim como passam também pelo processo de envelhecimento em barris de carvalho.



A Vinificação dos Vinhos Rosés


Os vinhos Rosés são elaborados a partir de uvas tintas esmagadas com a casca que são retiradas tão logo o vinho adquira uma cor rosada, portanto os vinhos rosés se aproximam dos tintos pela cor e dos brancos, pelo seu caráter gustativo.  São elaborados como os vinhos brancos, este processo é chamado de Vinificação em Branco, por isso são mais leves e frutados.

A Vinificação dos Vinhos Fortificados

O vinho fortificado se difere dos demais,  por receber aguardente vínica, o que o torna mais alcóolico.
Bons exemplos de vinhos fortificados são : O vinho do Porto, o Jerez, o Madeira e o Marsala, estarei comentando  de cada um, mais adiante.


Não falei da Vinificação dos Espumantes e Champagnes , pois  escreverei  um capítulo à parte sobre eles.

Um comentário:

  1. DIDIER AMIGA...
    E EU QUE SÓ SABIA BEBER O VINHO...CÁ ESTOU A APRENDER MUITO SOBRE ELES...E COMO HÁ O QUE APRENDER!!
    BEIJOCAS,CARMINHA.

    ResponderExcluir