O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reflexologia na TPM

A reflexologia é um tratamento holístico e milenar, cuja técnica consiste em aplicar pressão suave em áreas reflexas nos pés para promover um relaxamento e ao mesmo tempo estimular os processos curativos do próprio corpo. Os pés assim como as mãos são considerados microssistemas, neles vamos encontrar todos os órgãos, por isso a técnica é chamada de reflexologia, cuja teoria é que os órgãos, nervos, glândulas e tecidos, estão conectados com áreas reflexas nos pés e nas mãos, existem ainda mais dois microssistemas importantes: a orelha e o nariz, falaremos em breve.
Neste post estarei mostrando os benefícios da Reflexologia  na TPM, ou melhor, na Tensão Pré-Menstrual, que pasmem, atinge cerca de 70% das mulheres, um dos motivos mais comuns é o desequilíbrio hormonal : Muito estrógeno e níveis inadequados de progesterona. A TPM atinge as mulheres por volta de duas semanas antes do ciclo menstrual,os sintomas são muitos, desde de cólicas, mudanças no humor, ansiedade, dores nas costas,cefaléias,depressão, retenção de líquidos e até prisão de ventre.
A alimentação é muito importante, deve ser rica em fibras, portanto as frutas e os cereais, podem contribuir e muito nesta fase. Diminuir a quantidade de sal, também irá ajudar, principalmente nas retenções, para isto deve-se aumentar a quantidade de água, evitar estimulantes como a cafeína é uma boa dica.
Para a TPM serão trabalhados os seguintes pontos:

Glândula pituitária
Tireoide
Pâncreas
Ovários
Coluna Vertebral


Ponto Reflexo da Glândula pituitária: (foto A)



Segure o dedão, com os dedos de uma das suas mãos com o polegar da outra trace uma cruz, desta forma você achará o centro do mesmo, faça leve pressão e faça movimentos circulares  nesta região por uns 20 segundos. Procurem centralizar, na foto, o desenho não está tão central, ok?



Ponto Reflexo da Tireoide: (foto B)


Com o polegar de uma das mãos, trabalhe a região logo abaixo do dedão, ela apresenta uma certa elevação, faça o movimento de baixo para cima .  Repita o movimento umas 10 vezes.




Ponto Reflexo do Pâncreas: (foto C)


Este ponto só é encontrado no pé direito, os outros já citados devem ser pressionados em ambos os pés, ok?
Vamos lá, Com uma das mãos sustente o pé pelo lado do polegar, com a outra mão, coloque o polegar abaixo do terceiro dedo e vá descendo até a linha do diafragma ( ver a foto), pressione a região e faça cículos por 20 segundos.




Ponto Reflexo dos Ovários: (foto D)


Trabalhe a lateral do pé, pouse o polegar a meio caminho entre a parte superior do calcanhar e o o osso do tornozelo ( ver a foto). Pressione levemente, como se estivesse desenhando círculos por 20 segundos.



Ponto Reflexo da Coluna: (foto E)



                                                             
Trabalhe o lado de dentro do pé , o lado medial.  Sustente o pé com uma das mãos e com o polegar da outra percorra devagar, toda a parte que vai do dedão até as proximidades  do maléolo medial , aquele osso que temos no tornozelo, ver a foto. Imagine que está percorrendo todas as vértebras, repita este movimento 5 vezes.
A reflexologia é uma técnica eficaz e que melhora a nossa qualidade de vida, espero que tenham gostado da dica, até a próxima.
Abraço carinhoso!!
Didier

3 comentários:

  1. Didier,
    Adorei...vou tentar e te conto o que senti!
    Já sofri muito com tpm, até hoje ainda sofro um pouco, e consequentemente acabando fazendo sofrer quem convive comigo. Tem mês que parece que ela dura 30 dias...
    Vou prestar mais atenção na alimentação também!
    Obrigada pelas dicas e por ter lembrado de mim...
    É muito bom a gente se sentir cuidada pelos amigos! E olha que estou precisando...ser cuidada e cuidadosa...rsrs
    Bjs
    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. DIDIER AMIGA,
    EU NUNCA TIVE TPM, MUITO LOUCO MAS É VERDADE.
    ACHEI MUITO CLARA SUAS EXPLICAÇÕES E ORIENTAÇÕES,PODEM AJUDAR MUITO!
    PARABÉNS SÁBIA E GENEROSA AMIGA!
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!
    CARMINHA

    ResponderExcluir
  3. Garota, tens uns ensinamentos maravilhosos! Nunca sofri de TPM, mas da coluna...
    E já farei esses exercícios hoje,pois com os saltos que uso, o problema agrava!
    Que legal poder aprender e melhorar a qualidade de vida que temos...
    Um beijinho repleto de gratidão!

    ResponderExcluir