O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 25 de julho de 2012

Infertilidade e Medicina Tradicional Chinesa

A infertilidade consiste no insucesso da gravidez após dois anos de tentativas. Dentre os fatores mais comuns para a infertilidade estão a anovulação e a insuficiência luteínica. Segundo a MTC quando não há patologias congênitas, a infertilidade decorre normalmente da deficiência de Rim, pois este órgão é responsável pela reprodução de acordo com  os princípios da Medicina Chinesa .
Se o Yang  do Rim é deficiente ele não consegue aquecer o útero, tornando a reprodução impossível. Quando a deficiência é da parte Yin do Rim, os vasos da Concepção e Penetrador não podem ser preenchidos com o Jing (essência) e o Xue (sangue) adequados e desta forma de acordo com a teoria da MTC,  o útero torna-se mal nutrido. Outro fator muito comum  na infertilidade, quando não há distúrbios físicos é a estagnação de Qi do Fígado, decorrentes de variações emocionais. O Baço, também está envolvido na concepção segundo os chineses, a presença de muco-umidade pode obstruir os vasos uterinos impedindo a fertilidade.
Para a MTC, de acordo com a etiopatogenia,  a infertilidade quando não há uma patologia presente pode ser causada pelas seguintes síndromes :


Deficiência do Yang dos Rins: Infertilidade com atraso menstrual, menstruação fina e pálida, ou mesmo amenorréia, dor nas costas e nas pernas, língua pálida com saburra branca e pulso lento.

Deficiência de Yin dos Rins: Infertilidade em mulheres de temperamento irritadiço, com menstruações que sempre adiantam, menstruação fina e vermelha, emagrecimento, dor nas costas e pernas, tonturas, palpitação, insônia, boca seca, sensação de calor nas palmas das mãos e solas dos pés, língua vermelha com saburra escassa e pulso rápido.

Estagnação de Qi de Fígado: Infertilidade em mulheres deprimidas, com ciclo menstrual irregular, e dismenorréia, distensão das mamas antes do período menstrual, língua normal ou levemente escura, pulso em corda.

Estase de Sangue: Infertilidade em mulheres com menstruação atrasada, menstruação fina e escura, contendo coágulos e acompanhada de dor na região inferior do abdome, língua púrpura e pulso em corda.

A Medicina Tradicional Chinesa, através da Acupuntura e Fitoterapia Chinesa, pode fornecer resultados benéficos no tratamento da infertilidade desde  de que se tenha o diagnóstico correto e que não exista   nenhuma  patologia causando a infertilidade. É de extrema importância  o acompanhamento de um médico, no caso o ginecologista ou um especialista em reprodução. Ao se optar por um tratamento seguindo os preceitos da  MTC,  que se faça com um especialista formado e gabaritado para isto e  que trabalhe em conjunto com o seu médico.
Abraço em todos.
Didier

Um comentário:

  1. DIDIER AMIGA,
    ESSAS SÃO INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES PRECIOSAS,
    PRINCIPALMENTE PARA QUEM QUER SER MÃE E NÃO CONSEGUE,MESMO SEM TER UM PROBLEMA CLÍNICO.
    O CORPO HUMANO TEM SEUS MISTÉRIOS E NECESSIDADES
    PARTICULARES, ENTÃO SABER AJUDA ENTENDER E CORRIGIR O QUE FOR NECESSÁRIO.
    BEIJOS,CARMINHA.

    ResponderExcluir