O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ontem recebi mais um texto da nossa nutricionista querida, como sempre, algo para se refletir e praticar, eu adorei e espero que gostem!
A nossa memória é tudo!
Abraço em todos.
Didier


NUTRIÇÃO & MEMÓRIA

Domingo à noite, teatro com uma amiga. Combinamos num local que frequentávamos muito há alguns anos...depois dos quarenta, com certeza são mais que cinco anos...rsrsrs.

Tudo certo, ingressos comprados, ela me esperava no local combinado e eu segura de mim, domingo à tarde não me preocupei em sair com muita antecedência.
Num percurso de 35 km que imaginei fazer em 40 minutos saí com 1 hora de antecedência. Ledo engano, de repente me deu um “branco” quando estava quase chegando errei a entrada e para fazer o retorno gastei meus  20  minutos de crédito...rsrsrsr. Minha amiga me liga perguntando onde eu estava e a única frase possível era: “Estou perdida!” A coitada tentou em vão me ensinar por telefone o trajeto correto.

Graças a Deus e a um frentista abençoado consegui chegar. Nem preciso dizer que minha próxima aquisição será um GPS.

No final tudo deu certo, cheguei com 15 minutos de atraso, mas a tempo de ver a peça.

Usei esta situação para ilustrar nosso tema de hoje que é nutrição e memória. Com o passar dos anos nosso cérebro fica seletivo e acabamos ficando mais esquecidos.
Existem evidências que indicam que a ingestão de nutrientes promove melhora no desempenho da memória e na função cognitiva quando possuem uma dieta deficiente de nutrientes.
Estudos indicam que a alimentação desde o nascimento é fundamental para um bom desempenho do nosso sistema cognitivo e de nossa memória. Pesquisam indicam que crianças que recebem leite materno apresentam desenvolvimento cognitivo maior do que as que receberam fórmulas infantis.
Além disso, um estudo analisou a alimentação de mais de 1000 pessoas e foi associada com problemas neurológicos, e verificou que a deficiência de ácido fólico, assim como níveis aumentados de homocisteína no sangue (que pode indicar deficiência de ácido fólico, vitamina B6 ou B12), são fatores de risco para o desenvolvimento de demência e doença de Alzheimer.
Além disso, pesquisadores verificaram que pacientes com diabetes que tinham controle dos níveis de glicose do sangue apresentavam melhor desempenho cognitivo em comparação aos pacientes com níveis de glicose desequilibrados, o que reforça a necessidade de uma alimentação fracionada, ingerindo alimentos a cada 3 horas, em menor quantidade.
Além de uma alimentação fracionada, é importante seguir uma alimentação equilibrada em nutrientes e compostos bioativos, que irão promover um equilíbrio do organismo, fazendo com que todos os nossos órgãos trabalhem adequadamente, além da memória.
Quando não for possível através da alimentação atingir as recomendações necessárias dos nutrientes, uma suplementação pode ser uma estratégia eficaz para otimizar a nossa memória, lembrando que esta suplementação, bem como as orientações alimentares devem ser realizadas por um nutricionista capacitado.
Não existe um consenso nos estudos sobre determinados alimentos que possam ajudar a prevenir perdas cognitivas e de memória, mas existem alguns nutrientes que parecem ter funções importantes, e é a partir destas informações que devemos buscar alimentos fonte destes nutrientes, sendo que o seu consumo deve ser diário. São eles:
- Vitamina C: exerce atividade antioxidante - mamão, melão, laranja, água de coco;
- Vitamina E: também é antioxidante e parece ter ação benéfica secundária aos benefícios deste nutriente contra doenças vasculares - abacate, óleo de girassol, peixes;
- Vitamina A e beta-caroteno: são antioxidantes e regulam a expressão de nossos genes - carne, cenoura, batata doce, abóbora, tomate, brócolis;
- Ácido fólico: atua como co-fator de reações que influenciam o desempenho cognitivo - feijão, batata, brócolis, vagem;
- Vitamina B6: atua como co-fator de reações que influenciam o desempenho cognitivo - frango, banana, cereais integrais, semente de gergelim;
- Vitamina B12: também atua como co-fator de reações que influenciam o desempenho cognitivo - carnes, ovos, leite;
- Ácidos graxos poliinsaturados: regulam a energia na região cerebral e são componentes da estrutura das células nervosas e da bainha de mielina que auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra - azeite de oliva, óleo de canola, linhaça;
- Colina: a colina é a percussora da  fosfatidilcolina que é importante na sinalização celular e da fosfatodilserina, que está associada com melhora da depressão e da função cognitiva. Tem importante função cerebral essencial para o desenvolvimento dos fetos, protege contra defeitos do tubo neural e da memória – (está presente na gema de ovo);
- Ferro: sua deficiência diminui o fornecimento de energia e oxigênio ao cérebro - carnes, feijão, lentilha, damasco;
- Boro: sua deficiência diminui a atividade cerebral e o desempenho cognitivo, mas seu excesso pode ser tóxico - amêndoas, frutas secas, suco de uva, feijão, água (dependendo da procedência);
- Zinco: impede a aceleração do envelhecimento do cérebro - carne, frango, peixe, cereais integrais, feijão, soja, lentilha;
- Carboidratos integrais: mantém glicose no sangue, principal fonte de energia do cérebro - arroz integral, aveia, farinha integral.
Aproveitem as dicas e boa memória para todos!


                          ( Texto escrito pela nutricionista do blog O Melhor da Vida)

Um comentário:

  1. QUERIDA NUTRICIONISTA, ADORO A FORMA COMO VOCÊ INTRODUZ OS ASSUNTOS,FICA INTERESSANTE!
    ACHO MUITO IMPORTANTE TERMOS ESSAS ORIENTAÇÕES,POIS SE SEGUIRMOS SEUS ENSINAMENTOS,CERTAMENTE TEREMOS MELHOR QUALIDADE DE VIDA!
    OBRIGADA,BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir