O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sábado, 1 de outubro de 2011

Uma Viagem pelos Vinhedos de Mendoza

Saimos da Achaval Ferrer, nas nuvens, por conta dos vinhos, da paisagem, das oliveiras, do Cordón del Plata, enfim... Por conta de tudo!
No caminho venho pensando sobre tudo que já vi:
Mendoza tem um solo bem característico, arenoso e cheio de seixos, um solo aparentemente pobre, mas perfeito para a produção de vinhas e consequentemente, que dá bons vinhos . O clima é  temperado e semiárido, com características de deserto, manhãs quente e noites geladas, sem falar na sua altitude e na sua maior riqueza, a água pura das montanhas... Um lugar impressionante...
Agora estamos indo em direção à Ruca Malen, que na língua Mapuche significa Casa da Mulher Jovem.
Já estou com fome e me lembro que na Ruca Malen teremos o Menú Degustação ou seja, um almoço harmonizado com os vinhos da Bodega. Hum... Que fome!!!
Chegamos e fomos levados até o restaurante para um aperitivo, foram servidas ocas amarelas com creme de limão, fios de presunto cru e azeite de oliva Arbequina, uma tentação... E para harmonizar, serviram o Yauquén Chardonnay 2010, um vinho diferenciado, sem passagem por barricas de carvalho e sem fermentação malolática, um vinho cítrico, onde predomina o sabor de frutas brancas e ácidas. Ao final sente-se um leve traço mineral, no nariz tem aroma floral, com um leve aroma de levedura, um vinho extremamente agradável e muito equilibrado, não dá para sentir a sua graduação alcóolica 13,5%.
Um excelente vinho na minha opinião.
A palavra Yauquén no idioma Mapuche ( povo indígena que habitou a região), significa compartilhar e foi o que este vinho fez conosco, compartilhou seus aromas, seus sabores, seus mistérios....
Logo em seguida vieram uns rolinhos assados, que para ficar mais elegante são chamados de rolls, feitos de ricota fresca e cebolas refogadas para acompanhar um molho feito de malbec e vinagre balsâmicco. Para harmonizar, um Yauquén Malbec-Cabernet Sauvignon 2010, a elaboração dos vinhos é feita em separado, são afinados por por sete meses em barricas de carvalho e só depois é feito o corte de 50%  malbec e  50% cabernet. É  um vinho frutado, leve com taninos equilibrados, combinou perfeitamente com os tais "rolinhos"!!! Uma delícia!!!
Após o aperitivo, fomos para a visita, a nossa guia foi a Carolina Pinto, ela nos mostrou o parreiral que nesta época está na sua fase de dormência, agora que está começando o abrolhamento ou seja, não está bonito de se ver, não tem folhas e muito menos fruto... Mas, mesmo "dormindo" uma videira sempre chama a atenção,  pois pelo seu tronco conseguimos avaliar a sua idade.
Conhecemos a Cava, assim como todo o processo de elaboração, a  Carolina foi extremamente gentil, conversamos bastante, ela é uma apaixonada pelo que faz e por isso o faz muito bem!!
A Ruca Malen possui 180 hectares cultivados, produzem 500mil  garrafas por ano, exportam 50% da produção para o Canadá, Chile, Europa e o Brasil.
Após a visita é chegada a tão esperada hora... O Almoço!!
Começamos pela entrada, um tradicional ensopado de lentilhas com linguiças do campo, braseadas em vinho merlot, acompanhando um Ruca Malen Merlot 2009, com passagem de 1 ano em barricas de carvalho .
A harmonização foi perfeita para mim, este vinho é bem frutado, com toques de especiarias e aroma de groselha, combinou com o toque picante da sopa.
Passamos agora para o prato principal :  Medalhão de filé grelhado com mil-folhas de batata, musseline de queijo de cabra, creme de borras e  legumes assados. Para harmonizar com este delicioso prato, vieram dois vinhos diferentes, primeiro um Ruca Malen Cabernet Sauvignon 2003
( 90% cabernet, 5% malbec e 5% merlot), aprimorado por 12 meses em barris de carvalho, este vinho integrou-se perfeitamente com os legumes. O outro vinho, foi o Kinien Malbec 2008 (100% malbec), 18 meses em barricas de carvalho e mais 12 meses de envelhecimento na garrafa. Aos olhos, este vinho encanta com seu tom rubi brilhante, na boca apresenta  bom corpo, redondo, carnudo, rico em  fruta, com leve traço de especiarias, boa madeira . Um excelente vinho. No idioma Mapuche Kinien significa Único, como este momento, um bom almoço aos pés da Cordilheira, num dia iluminado pelo sol, em boa companhia, deixando -se conquistar por estes vinhos tão especiais...
Mas não terminou!!...
Chegou a melhor parte... A sobremesa!!
 Bavarois de cítricos e biscuit de caramelo perfumado com canela. Para contracenar com este néctar dos Deuses, nada melhor que um espumante, então entra em cena o Ruca Malen Brut
( 75% pinot noir e 25% chardonnay), elaborado pelo Método Champenoise o mesmo que é utilizado na elaboração dos Champagnes. Parfait!!!
Aos olhos, uma festa por conta de sua perlage intensa e duradoura, aroma floral,  sabor cítrico, com boa acidez para harmonizar perfeitamente com a doçura desta sobremesa. Dá vontade de repetir!!!
Agora sim  fechamos o dia com chave de ouro!!
Ruca Malen, mais que uma Bodega inovadora, uma lenda pelos caminhos de Bacco!!!






                                                                                         Fotos by Didier

2 comentários:

  1. AMIGAAAAAAAAAAAAAAAA, VOCÊ QUER ME MATAR DE VONTADE: SUAS NARRATIVA ESTÃO TÃO PERFEITAS QUE ESTOU ATÉ TONTINHA DE TANTO VINHO QUE TOMEI!
    AMEI AS COMIDAS E O LUGAR, TUDO DOS DEUSES,UMA MARAVILHA!!
    OBRIGADA AMIGA, VIAJAR COM VOCÊ É DELICIOSO!!
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO TÃO ESPECIALMENTE BOM!!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir