O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

Aspectos Emocionais dos Cinco Elementos:

Elemento Água
Quando a energia do Meridiano Rim-Bexiga estiver baixa, vivenciamos o sentimento de medo, como foi visto no post anterior a Terra controla a Água, os aspectos mentais da terra são: praticidade, consciência e lógica, estes aspectos são essenciais para se equilibrar a energia da água, sempre que alguém tem deficiência na energia de Rim devemos trabalhar a Terra, uma maneira simples de cada um tentar se equilibrar em momentos de insegurança e medo é fazer alguma atividade ao ar livre com os pés em contato com a Terra, parece bobo, mas funciona. O Tai Chin Chuan é perfeito para estes momentos.

Elemento Madeira
O sentimento deste elemento quando está em desequilíbrio é a raiva, um sentimento muito difícil, que na maioria das vezes escondemos de nós mesmos. Na lei de controle o Metal controla a Madeira, cortando-a, portanto quando estiver em desequilíbrio, com tendência a se irritar, ou ter raiva, respire profundamente, treine a respiração diafragmática, isto  funciona.

Elemento Fogo
Estar sempre agitado, caminhar de pressa, falar rápido, parecer ligado no 220, pode ser uma característica de desequilíbrio do elemento Fogo. Para controlar o Fogo, precisamos da Água, o medo, naturalmente, pode dar um basta na impaciência excessiva do Fogo. Beber mais água, pode ajudar e muito no controle do Fogo, da impaciência. Tente, quando estiver acelerado, pare tome um copo de água, seu pensamento mudará.

Elemento Terra
Ansiedade e preocupação são sinais de Terra fraca, quando a Terra está fraca, pode ser inundada pela Água, isto explica a relação entre o medo e a ansiedade . Para equilibrar a Terra precisamos cultivar a Madeira, este elemento tem haver com o aprendizado, fazer coisas novas, fazer algo que possa estimular o nosso sistema nervoso, isto ajuda a equilibrar a Terra, dissipando o medo e a ansiedade.

Elemento Metal
Quando o Metal está em desequilíbrio, o principal sintoma é a depressão. Para controlar o Metal , precisamos do fogo.
 Para dissipar a depressão precisamos da alegria. No caso de um tratamento,ativamos o elemento Fogo, assim com o Elemento água, pois o medo também está ao lado da depressão.

Usando a Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos, pode-se  fazer o tratamento de forma mais ampla, pois é possível conhecer o paciente, seu temperamento, sua emoções e desta forma achar de fato a raíz do problema.

Um comentário:

  1. DIDIER QUERIDA,
    MUITO IMPORTANTE TERMOS ESSES CONHECIMENTOS, POIS ASSIM PODEMOS NOS MANTER MAIS EQUILIBRADOS E EM CONSEQUÊNCIA ,MAIS FELIZES!!
    BEIJOS, OBRIGADA ,CARMINHA.

    ResponderExcluir