O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Acupuntura e Insônia

Nos tempos atuais, onde a  qualidade de vida cede espaço para a correria, a falta de tempo, a má alimentação, as preocupações  do dia  e tantas outras questões desta vida moderna, vem  à tona  uma queixa que está ficando cada vez mais comum entre as pessoas, percebo isto no meu cotidiano, no consultório,  junto aos meus paciente, é tal da insônia!
Cada dia que passa mais pessoas dormem menos, seja por  estresse, ansiedade, enfim, são muitos os fatores que desencadeiam  esta "falta" de sono, este sim importantíssimo para as nossas vidas, não é por acaso que nossas avós já diziam: " O sono alimenta, revigora, acalma"...
A insônia é uma queixa frequente e geralmente é desencadeada devido à desordem psicofisiológica, resultante do auto-estímulo,  ocasionado por ansiedade, preocupação  ou depressão. Soníferos são usados de forma exagerada pela maioria das pessoas, o que pode acarretar em efeito rebote ou seja, ao invés de diminuir a insônia,  eles podem potencializá-la, sem falar na toxidade destes medicamentos, por isso, é de extrema importância que se procure um médico evitando desta forma a automedicação.
Para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa),  a insônia pode se apresentar em diferentes síndromes:
 Estagnação do Qi do Fígado: insônia acompanhada de irritação, sede,  língua com saburra amarela e pulso rápido.
Desequilíbrio entre o Coração e o Rim: insônia acompanhada de tonturas, zumbido, secura na boca, sensação de calor nas mãos e nos pés, palpitação, lombalgia, língua vermelha e pulso rápido.
Deficiência de Coração e Baço: sono com distúrbios de sonhos, despertar várias vezes à noite, memória fraca, fraqueza, pulso fraco.
Deficiência do Coração e Vesícula Biliar: Despertar várias vezes pela noite, sensação de medo, pulso em corda.
Em todas estas síndromes a Acupuntura é extremamente eficaz, utilizo em meus paciente e tenho obtido excelentes resultados. Uma certa ocasião tive um paciente que fazia uso de medicamentos fortes para a insônia, mas nada fazia efeito, então a sua médica lhe recomendou a Acupuntura.
Ele veio até mim um tanto  incrédulo e logo no primeiro dia de tratamento, chegou a me dizer que se nem os seus medicamentos poderosos estavam fazendo efeito, como algumas agulhinhas poderia ajudá-lo...
Pois bem, fizemos 10 sessões todos os dias e depois mais 5 sessões uma vez por semana, ao todo foram 15 sessões,  no sexto dia de acupuntura  ele já estava dormindo sem precisar usar os medicamentos e  até hoje ele costuma me escrever para dizer que ainda está dormindo e bem!
Portanto, caso você tenha insônia ou conheça alguém que tenha, lembre-se, o mais importante é descobrir a causa, procurar o seu médico para desta forma escolher o melhor tratamento a seguir, sem esquecer que a Acupuntura pode ser uma grande aliada quando o assunto é a tão temida insônia nossa de cada dia!!
Abraço em todos.
Didier

Um comentário:

  1. DIDIER,
    SEM DÚVIDA NENHUMA, A ACUPUNTURA É DE GRANDE BENEFÍCIO PARA TANTOS DISTÚRBIOS, E SEM SER TÓXICO, COMO OS MEDICAMENTOS. PORTANTO PESSOAS, EU RECOMENDO, EU FAÇO USO E GOSTO MUITOOOOOOOO!!
    BEIJOS AMIGA, CARMINHA.

    ResponderExcluir