O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Neuralgia do Trigêmeo

Neuralgia do Trigêmeo, também conhecida como Neuvralgia do Nervo Trigêmeo e Síndrome da Dor Facial  Paroxística, é um distúrbio neurogênico que provoca dores intensas nos olhos, lábios, nariz, couro cabeludo e na mandíbula. Esta patologia é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, sendo que a sua maior incidência ocorre em mulheres na faixa etária dos 60 aos 70 anos.
É caracterizada por ataques constantes de dor forte e súbita, descrita pela maioria dos pacientes como um choque intenso e muito doloroso. Geralmente a dor perdura por alguns segundos, mas devido à sua intensidade, pode dar origem a  outros processos dolorosos, bem mais prolongados. Uma outra característica é que durante as crises, o rosto costuma ficar vermelho do lado da dor, isto acontece porque o Nervo do Trigêmeo possui componentes sensitivos e neurovegetativos relacionados com a vosodilatação.
A dor pode ser desencadeada ao falar, comer, escovar os dentes, tocar levemente o rosto e por fazer certas expressões faciais.
O diagnóstico desta patologia pode ser clínico, observando-se certos sinais tais como:
A dor é rápida e tem caractéristcas próprias, é intensa, súbita e superficial. É preciso também no diagnóstico clínico descartar outras patologias que também podem doer a face, entre elas estão: Dor de dente, Arterite, Esclerose Múltipla, Otites e outras Neuralgias.  O diagnóstico também deverá ser feito com a ajuda de exames específicos, como a Ressonância Magnética da face, além da Eletroneuromiografia e também  exames de sangue.
O tratamento da Neuralgia do Trigêmeo, envolve muitos profissionais, ele está embasado no tratamento medicamentoso, tanto alopata quanto homeopata, este último tem sido utilizado atualmente com maior frequência. Também não podemos descartar o tratamento conservador com a fisioterapia que contribui e muito para diminíção da dor. Existem muitas técnicas fisioterápicas que podem ajudar no tratamento desta patologia, dentre elas as minhas preferidas são:
A Liberação Miofascial , a Mobilização Neural e a Crochetagem, em breve falarei sobre estas técnicas.
A Acupuntura também contribui e muito para o tratamento das dores, principalmente se for usado a técnica dos Pontos- Gatilhos.
As causas desta patologia, ainda não são bem esclarecidas, mas diversos fatores podem favorecer o surgimento da Neuralgia, dentre eles fatores emocionais,  compressão intracraniana, infecção viral, presença de tumores nesta região, aneurisma e traumatismo.
A Neuralgia do Trigêmeo é uma patologia  muito comum, mais  do que possamos imaginar, deve ser diagnosticada o mais breve possível, pois se trata de uma patologia bem debilitante que tira a qualidade de vida do paciente, por conta das  dores  intensas.
Espero com este post ter esclarecido um pouco sobre esta doença.  Se trata de  uma patologia crônica, mas que pode ser melhorada e até mesmo tratada, dependendo da linha de tratamento que se pode seguir, o mais importante é consultar o quanto antes  um especialista, neste caso, um neurologista. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura terá o paciente.
Abraço em todos.
Didier
O Nervo do Trigêmeo está pintado na cor amarela , desta forma pode-se visualizar todo o seu trajeto para que se possa entender todo o caminho da dor.

2 comentários:

  1. DIDIER, É MUITO LEGAL UM BLOG ASSIM COMO O SEU Q ESCLARECE SOBRE TODAS AS COISAS. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. DIDIER QUERIDA AMIGA,
    ACHEI IMPORTANTE ESSA EXPLICAÇÃO, POIS TEM MUITA GENTE QUE NEM
    SABE QUE EXISTE O TRIGÊMEO, MUITO MENOS DO QUE ELE É CAPAZ DE CAUSAR!
    TOMARA O MEU FIQUE QUIETINHO, NÃO ME APOQUENTE!!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir