O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Uma Viagem pelos Vinhedos de Mendoza

Saímos da Salentein, completamente extasiados com a paisagem, com a bodega, com os vinhos e principalmente com o dia de sol e céu azul!!!


Estamos indo para a Andeluna Cellars que fica numa altitude de 1.300 metros, acima do nível do mar, aos pés da Cordilheira e do vulcão chamado  Tupungato, na região do mesmo nome.
Esta Bodega nasceu em 2003, da união do empresário americano Ward Lay  e  da tradicional família  Ruttini, atualmente a Bodega pertence somente a Ward Lay.
Me apaixonei pelo lugar... A paisagem é deslumbrante e  a visão do Cordón del Plata parece ainda mais encantadora. A Bodega  Andeluna nos passa uma imagem acolhedora, como se estivéssemos entrando numa casa de campo, um ambiente que lembra família, reuniões calorosas, boa conversa, um lugar  que dá vontade de ficar...
Assim que chegamos, havia muitos passarinhos cantando, parecia uma festa!!





O nome Andeluna, nasce da combinação perfeita dos Andes com a Lua, nada mais romântico... 
Ao entrarmos na Bodega fomos recepcionados pela Marcela Flores, que nos atendeu prontamente e foi de uma gentileza sem igual. Ela nos mostrou o parreiral que está na fase de dormência e nos contou um pouco da história desta Bodega e do seu processo de plantação, manejo, irrigação, até chegar  a elaboração de vinhos. A Andeluna possui 80 hectares, mas somente 67 deles são cultivados . Atualmente produzem 250 mil litros de vinhos, mas possuem 86 tanques de inox com capacidade que vai de 1.000 à 50.000 litros,   a capacidade de produção deles, devido aos tanques,  poderá ser no futuro de até  2 milhões de garrafas, um número espantoso!!
Exportam principalmente para os EUA, cerca de 70% de toda a produção. O que mais me impressionou na Andeluna, além dos vinhos, foi a tecnologia,  possuem um maquinário bem  moderno.
Agora estamos indo à Cava, passamos por uma fonte e a Marcela nos fala que aquela  fonte está alí, em homenagem à água,  tão importante para eles, pois é justamente por conta desta água tão pura que nasce da montanha, que os vinhos de Mendoza possuem características únicas... A  água da montanha é muito rica em sais minerais, fazendo com que o vinho absorva esta riqueza também..
Salve a água, salve a vida!!!!




A Cava da Andeluna é um sonho para todo amante do vinho!!
Linda... Magestosa, simplesmente encantadora, um lugar que nos convida ao silêncio para que possamos admirar o repouso e a evolução dos vinhos...
Mas eis que chega o grande momento, aquele que nos enche de alegria: A degustação!!!!!
A Marcela nos apresenta três vinhos:
O primeiro o Andeluna Malbec Rosé 2009, sem contato com carvalho, um vinho delicioso, com uma cor  cereja, claro, vibrante, iluminado. Seu aroma é floral, lembra rosas, ao paladar é frutado, com sabor de framboesa,  fácil e bom de beber. Um vinho perfeito para os dias quentes do Brasil. Adorei!!
O segundo vinho, foi o que mais me impressionou,  o  Andeluna Merlot Reserve 2006, 100% merlot, um vinho surpreendente, aos olhos uma cor rubi intensa, ao nariz, um aroma vegetal adocicado e  ao paladar o que fez toda a diferença, seu sabor lembra tomates maduros, fiquei encantada... Não havia experimentado um merlot com estas características, geralmente é um vinho frutado, que lembra frutas, como amora, toque mineral, baunilha, mas tomates... Foi demais!!!  No início sente-se um pouco os taninos, mas eles logo somem e evidenciando  um sabor levemente adocicado. Um vinho com características muito peculiares, um vinho único, fiel ao seu Terroir.
O terceiro foi o Pasionado Grand Reserve Blend de Altura 2005
( Cabernet Franc, Cabernet Sauvigon, Merlot e Malbec), com passagem de 18 meses em barricas de carvalho. Um vinho para se apaixonar de verdade, complexo, uma explosão de fruta, sua cor rubi escuro,  com reflexos violáceos conquista a visão, seu aroma tem notas de fruta madura que  nos lembra compota, ao  paladar lembra fruta madura e um toque de especiarias. Enfim... Delicioso!!
Um vinho potente que ainda pode envelhecer. Os vinhos da Andeluna conquistaram os meus sentidos: Meus olhos, meu olfato, meu paladar e mais ainda o meu coração!!!
Quando chegamos em cada Bodega a sensação é de euforia, entusiasmo, curiosidade, vontade de ver, sentir experimentar... Mas na hora de dizer o "Adeus," a tarefa não é das mais fáceis, então tentamos nos consolar, falando para dentro de nós que o retorno será breve e com certeza o será !!!!
Andeluna, mais que uma Bodega, um lugar para se apaixonar, beber bons vinhos, trocar juras de amor com a Lua, pois ela mora por lá...











2 comentários:

  1. DIDIER,
    TUDO É MUITO LINDO!!!
    CONTINUO EMBRIAGADA... DE PRAZER...É COMO SE EU TIVESSE VIAJADO COM VOCÊ...ALIÁS, ESTOU VIAJANDO COM VOCÊ, NA SUA DELICADEZA DE COMPARTILHAR ESSE MOMENTO, ESSE LUGAR E ESSE NÉCTAR DOS DEUSES!!
    BEIJOS AMIGA!!

    ResponderExcluir
  2. Didier, visitamos essa vinícola em Nov/11, e realmente vc descreveu perfeitamente!!
    Tivemos apenas um problema na saída: Não queríamos ir embora!!!

    ResponderExcluir