O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Kinesio Taping na espasticidade do AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Com já falei no post anterior utilizo bastante as bandagens de KT, inclusive nos meus pacientes neurológicos. Tenho pacientes com AVE, (Acidente Vascular Encefálico), mais conhecido como  "Derrame", esta  patologia cerebral, ocorre quando uma parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue. Isto acontece quando um coágulo se forma num vaso sanguíneo cerebral ou é transportado para o cérebro, depois de ter sido formado em outra região do corpo, neste caso tem-se um AVE Isquêmico. Podendo acontecer também uma outra situação, uma ruptura de artéria cerebral, causando um extravasamento sanguíneo, ocasionando uma destruíçãso no tecido cerebral, neste caso tem-se o AVE Hemorrágico.
É do cérebro que partem os estímulos para a realização dos nossos movimentos, da função neuromotora do corpo. A metade direita do cérebro é responsável pelo comando do lado esquerdo do corpo e vice-versa. Portanto, uma lesão na parte esquerda do cérebro irá comprometer o lado direito do corpo, chamamos de hemiplegia a paralisia de um dos lados do corpo. O AVE é uma patologia bem complexa, tentei falar de uma forma bem simples sem tantos termos técnicos, pois o objetivo aqui é falar dos benefícios da técnica Kinesio Taping, no tratamento das sequelas do AVE . Quando ocorre a hemiplegia de um lado do corpo, o qual chamamos de hemilado, os membros superiores e inferiores ficam comprometidos, numa fase inicial ocorre uma hipotonia ou seja, uma flacidez da musculatura, mas fácil de ser trabalhada, mas com o passar do tempo, braços e pernas tendem a ficar hipertônicas, espásticas ou melhor, rígidas, o que dificulta o trabalho da fisioterapia . Nesta fase a bandagem é de grande ajuda, pois conseguimos com ela quebrar o padrão de flexão e a rigidez, melhorando ainda a circulação dos membros, que fica extremamente prejudicada, pós AVE. Além de promover a diminuíção da dor do ombro "congelado', chamamos assim, pois o ombro do hemilado atingido tem sua amplitude de movimento comprometida por conta da patologia, vindo a doer com frequência.
Vejam as fotos abaixo, elas falam por si só. Nelas poderemos ver o antes e o depois da bandagem. Antes, a mão está edemaciada e fletida, bem  espástica, logo depois, aproximadamente uns 10 minutos após a colocação da bandagem, a mão já se apresenta normal, em extensão e  sem a espasticidade, ficando mais fácil de ser trabalhada. A Kinesio é  uma técnica eficaz, mas deve ser executada por fisioterapeutas apesar de  simples,  requer conhecimento e habilidade na aplicação.




10 comentários:

  1. DIDIER, INCRÍVEL A DIFERENÇA, E IMEDIATA!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Terapeuta Ocupacional, e gostaria de saber se você teria algum material de como fazer o uso do Kinesio Tape em pacientes com AVC (sequela de hemiplegia) com padrão espástico...???agradeceria muito se você pudesse me ajudar...

    meu email é camilabrandaotorrezan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o uso da técnica tem que fazer o curso, não é apenas ver um material didático e colar! Procura um curso de KT oficial.

      Excluir
  3. Camila, vc já teve retorno a sua solicitação? fiz recentemente o curso e recomendo contato com o pessoal que promoveu: https://www.facebook.com/kinesiotapingbrasil

    ResponderExcluir
  4. Olá sou terapeuta ocupacional e também gostaria de material sobre o uso de kinesio em pacientes com AVE.

    Att.

    Giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um simples material,para atuação necesita de curso práctico.

      Excluir
  5. Olá boa tarde. Desejo saber se esse produto tem eficácia se utilizado em dedo martelo ou dedo em garra causado por lesão medular.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber onde posso fazer esse curso de kinesiotapin.Eu moro em Cuiabá MT.

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber se posso estar utilizando a knesio em uma paciente que retirou um tumor benigno do cérebro e ficou com o hemicorpo esquerdo paralisado espástica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode,aplicando da maneira correta não há problemas

      Excluir