O melhor da vida é tudo aquilo que nos deixa feliz, pode ser uma recordação de alguém, de um lugar, de aromas e sabores que permeiam nosso caminho...
Daquela música que faz parte das nossas memórias afetivas e não conseguimos esquecer...
O melhor da vida pode ser o convívio com a família, o encontro com os amigos, poder brincar com o seu melhor amigo de quatro patas e não perceber o tempo passar...
Cuidar de si e da própria vida, enfim... Está em tudo que permite a nossa alma sorrir...
Pensando exatamente no melhor que a vida pode nos dar, é que nasce este Blog, com a intenção de falar de tudo que possa deixar a vida mais alegre, mais leve, mais antenada, lúdica e real!!!































sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

No post anterior, falei sobre o Relógio Biológico dos Cinco Elementos e neste, espero responder a pergunta da nossa Carminha, que venho em boa hora.
Os horários de cada elemento servem para que possamos observar, como está a energia da cada órgão que cada elemento representa, por exemplo,  o Ciclo da Manhã é representado pela  Terra ( Baço- Pâncreas e Estômago) e o elemento Fogo ( Coração e Intestino Delgado),  a força do Elemento Terra tem o poder de ligar e harmonizar, em equilíbrio com o Fogo, nos permite estar mais produtivos e criativos neste período, pessoas que não conseguem produzir pela manhã e estão sempre "cansados", podem estar com um desequilíbrio na energia dessses elementos.
No  Ciclo da Tarde vamos ter os elementos Água ( Rim e Bexiga) e Fogo Endócrino( Triplo Aquecedor e Sanjiao). O equilíbrio entre estes elementos, faz deste período o melhor para sociabilizar, estar com pessoas, geralmente quando sentimos, dores na coluna, nas pernas, deve-se a um desequilíbrio no elemento água e quando estamos sem energia e nos sentimos sugados, pode indicar uma estagnação do elemento Fogo.
No Ciclo da Noite vamos ter  Madeira ( Fígado e Vesícula Biliar) e Metal
( Pulmão e Intestino Grosso), elas se manifestam como o pensamento racional
( Madeira) e o pensamento emocional ( Pulmão). O equilíbrio entre estes dois elementos será responsável pela qualidade do nosso sono, pessoas que costumam acordar sempre por volta da 1h às 3hs pode indicar um desequilíbrio do elemento Madeira e aquelas que tem uma dificuldade de levantar cedo,  poderá indicar um desequilíbrio do elemento Metal.
No próximo post estarei mostrando mais detalhes de cada elemento para que cada um possa se identificar e perceber o seu elemento e se ele está em desequilíbrio para mais ou para menos.
Até lá!!!

Um comentário:

  1. AMIGA, ADOREI A EXPLICAÇÃO,OS ENSINAMENTOS!!
    OBRIGADA!!!
    BEIJOS, CARMINHA.

    ResponderExcluir