Gosto muito deste Arcano Maior, ele permite que a nossa alma sonhe, brinque, seja livre...
O Louco não se prende, não se poda, ele é o andarilho, o curioso, aquele que prefere gargalhar a sorrir, tudo é intenso, tudo é novo!!!
O Louco é movido pelas paixões, pela sua vontade de viver, de aventurar-se sem razões, pelo simples gosto da aventura...
No Tarot Mitológico, o Louco é Dionísio ou Baco, o Deus do Vinho, aquele que nasceu duas vezes, a nível psicológico, este arcano simboliza a imagem do impulso dentro de dada um de nós, o Louco nos convida a mudar, sair da estrada, conhecer novos atalhos...
No Tarot de Marselha ele simbololiza o Bobo da Corte, aquele que servia para divertir e do qual todos zombavam pela sua ingenuidadea e aparente burrice. Mas de verdade, o Louco é dotado de ironia inteligente, ele não tem malícia, só consegue dizer a verdade e com seu jeito descompromissado, infantil, ele consegue ser tudo o que quiser, os outros arcanos são a viagem do Louco, representam as suas estapas de aprendizado.O Louco carrega em si sabedoria e ingenuidade, conhece tudo, sem no entanto se prender, é solto, descontraído, carismático, inconstante e muito alegre. Ele é a nossa criança interior.
A nível divinatório, ele pode indicar uma nova etapa na vida, existe o perigo, pois este Arcano está sempre vulnerável por não conhecer o medo se joga na vida, sem receios, sem medidas, mas também tem a possibilidade do novo, do inusitado!!
Previne contra preconceitos, contra a anulação da própria personalidade, nos mostra que não devemos ser submissos e que temos que lutar pela nossa liberdade, de ser, de pensar, de agir e de amar...Num jogo quando aparece invertido pode significar teimosia, fracasso, vergonha, medo de prosseguir, falta de responsabilidade.
A mensagem do Louco é :
Não analise muito, na vida há momentos que precisamos correr riscos, busque a criança esquecida dentro de você, só assim poderá ver o céu na terra, caminhe, não desista dos seus sonhos, jamais perca a fé e a inocência, acima de tudo, seja sempre VOCÊ!
Gosto muito desses dois exemplos, o primeiro é o Tarot Fiabeschi, que mostra o Louco como Bobo da Corte e e o segundo é do Tarot de Alba Donata, ele tem um desenho bem diferenciado deste arcano, algumas figuras são modificadas, por exemplo o cachorro sempre presente foi substituído por um tartaruga.
O Louco é uma figura interessante, ele sempre está caminhando, indo em busca de algo, o objetivo da sua viagem está em todo o lugar e ao mesmo tempo em nenhum. Na sua trouxa, ele carrega sonhos, fantasias, enfim... Suas perspectivas da jornada...
O cão que o acompanha em quase todas as cartas conhecidas, é o seu amigo leal, que o ajuda a percorrer o caminho, o protege e se precisar o detém, representa também a natureza animal do nosso corpo físico. O sonho está impregnado de verde, a cor do crescimento e da verdade. O céu sempre se mostra claro, cheio de luz e a vegetação e nos indica ser primavera, a estação da vida!!!
AMIGAAAAAAAAAAAA, ADOREI SABER!!
ResponderExcluirNOSSA FUI VIAJANDO NAS SUAS EXPLICAÇÕES, AMEI ESSE LOUCO,ELE É TUDO O QUE HÁ DE BOM, O QUE NECESSITAMOS PARA SERMOS MAIS FELIZES!!
BEIJOS, COM CARINHO, CARMINHA.