O nosso joelho é uma articulação com uma grande amplitude de movimento e que suporta muita carga, por isto é a articulação mais sujeita às lesões de origem mecânica. O joelho é constituído pelos côndilos do Fêmur, planaltos da Tíbia e a Patela, estas estruturas juntas, formam a articulação femoropatelar e femorotibial , que são estabilizadas por cápsulas articulares, ligamentos e meniscos.
As principais lesões dos joelhos são divididas em:
- Lesões ligamentares: Rupturas totais ou parciais dos ligamentos cruzados. Geralmente estas rupturas possuem uma origem traumática. O sintoma principal é a dor e a limitação no movimento.
- Lesões nos Meniscos: Ruptura de menisco.
- Doenças degenerativas: Os sintomas mais comuns destas doenças, são as dores, a limitação funcional e as deformidades que podem acontecer nos casos mais avançados de degeneração. Entre as patologias degenerativas do joelho, estão a artrose, a condromalácia e a osteoartrite.
- Doenças traumáticas: Além da rupura dos ligamentos, tem-se ainda contusões, torções e fraturas.
Tenho alguns pacientes que são maratonistas profissionais e esta modalidade compromete bastante a saúde dos joelhos, através desta associação de técnicas, conseguimos manter a qualidade de vida destas pessoas para que elas consiguam desempenhar a sua atividade, sem maiores problemas. E o principal, preservando a função desta articulação extremamente importante para que possamos caminhar e caminhando, viver mais facilmente!
O mais importante de tudo, caso você venha a sentir dores fortes no joelho e limitação ao movimento, procure um médico ortopedista, ele irá orientá-lo e dar o diagnóstico correto para que possa se tratar, não adianta ingerir analgésicos por conta própria, pois eles só mascaram o problema.
Abraço em todos.
Didier
Articulação do Joelho (estruturas) |
Foto by Didier |
Foto by Didier |
Foto by Didier |
AMIGA, QUE ASSUNTO MAIS APROPRIADO PARA O MEU MOMENTO: ANDO COM TANTAS DORES NOS JOELHOS.TÁ DIFÍCIL SUBIR E DESCER ESCADAS E ATÉ MESMO ME ABAIXAR. NESSES DIAS MAIS FRIO, PIOROU MUITO!
ResponderExcluirNUNCA TIVE ISSO ASSIM.
PRECISO MESMO FAZER UM DIAGNÓSTICO, PARA TER UM TRATAMENTO ADEQUADO.
BEIJOS, CACÁ.