Pensando nisto, resolvi criar um marcador específico para falarmos de Nutrição, de uma forma simples e descomplicada, não somente sobre a Dietética Chinesa, mas da Nutrição de uma forma geral, da importâcia dos alimentos, dos hábitos e dos tabus alimentares, enfim, estaremos falando de vários temas referentes à Nutrição, contudo para que esta proeza se concretize, estarei contando com o acessoria de uma amiga querida, que tem uma vasta experiência nesta área da nutrição, tanto na alimentação usual de todos os dias, quanto na alimentação mais especializada, ou seja, aquela voltada para pessoas que estejam passando por um processo de reabilitação por conta de alguma doença, como pacientes com câncer em tratamento de quimioterapia e radioterapia, além de transplantados, hipertensos, diabéticos e etc.
Esta minha amiga no entanto, impôs uma condição, avessa às tecnologias de plantão, não gostaria de ter seu nome divulgado, até lhe fiz uma brincadeira, da qual peço-lhe desculpas agora, disse-lhe que ela está com medo de ficar famosa!! rsr
Mas para não perder a amiga e muito menos a sua valiosa contribuíção ao nosso querido blog, aceitei a sua imposição, portanto, sempre que tiver um artigo feito por ela, ele será "assinado" ao final, como sendo de autoria da Nutricionista do Blog O Melhor da Vida.
O principal objetivo deste blog é ajudar nem que seja minimamente, através dos assuntos que são postados por aqui, cada um que passar por este nosso cantinho, desejo sempre que todos vocês possam ter qualidade em suas vidas, seja na parte emocional, espiritual ou física, que haja harmonia, saúde e disposição para viver o Melhor da Vida!!!
Abaixo teremos o primeiro artigo da nossa nutricionista, espero que gostem!!
Abraço em todos.
Didier
Vamos falar de nutrição?
Hoje em dia o número de pessoas interessadas em assuntos sobre alimentação é cada vez maior. A Nutrição tornou-se um assunto bastante discutido e fascinante.
Todo mundo quer saber como os alimentos afetam a saúde. Todo dia, os jornais, o rádio e a televisão apresentam histórias de novas descobertas sobre nutrição e saúde do coração ou nutrição e prevenção de câncer.
Se vivermos 65 anos ou mais, teremos consumido mais de 70 mil refeições e o nosso notável corpo terá utilizado 50 toneladas de alimentos.
Os alimentos que escolhemos têm efeitos cumulativos sobre nosso corpo e com 65 anos sentiremos e veremos esses efeitos.
Nosso corpo renova as estruturas continuamente e a cada dia constrói um pouco de músculo, osso, pele e sangue, substituindo tecidos velhos por novos .
A verdade é que o alimento que ingerimos hoje se torna parte de nós amanhã.
A escolha dos alimentos influencia profundamente as perspectivas de saúde em longo prazo.
Quanto mais variada e colorida forem as refeições, com certeza teremos garantidas boas fontes de energia e nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais) prevenindo desta forma a má nutrição.
Nosso corpo necessita de seis tipos de nutrientes: água, carboidrato, gordura, proteína, vitaminas e minerais.
A água tem uma importância vital porque constitui 70% do corpo; é constantemente eliminada e precisa ser reposta.
Os carboidratos e as gorduras nos fornecem energia para que o corpo realize diversas funções importantes, além de formarem estrutura celular, bili, colesterol, etc.
A proteína realiza duplo trabalho: produz energia e fornece materiais que formam estruturas e parte funcionais dos tecidos do corpo.
As vitaminas e sais minerais não fornecem energia ao corpo. Alguns minerais servem como partes de estruturas do corpo (calcio e fósforo, por exemplo, são importantes constituintes do osso), mas todas as vitaminas e os minerais atuam como reguladores em todos os processos do organismo: digestão de alimentos, movimentos de músculos, eliminação de resíduos, cicatrização, obtenção de energia dos carboidratos, gorduras e proteínas e manutenção de todos os processos essenciais à manutenção da vida.
( Texto escrito pela Nutricionista do Blog O Melhor da Vida )